Universidade do Algarve oferece formação sobre planeamento energético

Universidade do Algarve oferece formação sobre planeamento energético

Categoria Advisor, Formação

A Universidade do Algarve vai implementar, durante o primeiro trimestre de 2017, o uso de mapas conceptuais (Cmaps) em várias disciplinas relacionadas com energias renováveis, desenvolvimento e ordenamento do território, para que os alunos possam experimentar uma nova metodologia de aprendizagem.

Após a fase de formação e utilização da ferramenta Cmap, a Universidade do Algarve vai organizar, em 2017, uma formação dirigida a 24 alunos do ensino superior dos países da parceria, cujo anúncio será feito nos próximos meses. Espera-se que seis alunos da instituição portuguesa participem no curso, tendo, assim, a oportunidade de aprender a usar os Cmaps e conhecer alunos universitários de outros países.

A iniciativa desenvolve-se no âmbito do projeto E-RESPLAN, financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do ERASMUS+ (Programa Comunitário 2014-2020), que tem como objetivo preencher lacunas existentes nos programas de ensino superior.

Para além da Universidade do Algarve, a parceria do projeto integra a Universidade de Maribor, Eslovénia (parceiro líder), a UNIROMA3 – Universita degli Studi Roma Tre (Roma, Itália), a Universidade Pablo de Olavide (Sevilha, Espanha), uma Agência de Energia da Croácia denominada IRENA – Istrian Regional Energy Agency Ltd., e a Malta Intelligent Energy Management Agency  MIEMA) uma Agência de Energia estabelecida em La Valeta, Malta.