Vai realizar-se uma recolha gratuita de resíduos verdes em Silvalde

Categoria Ambiente, Resíduos

A LIPOR, numa iniciativa conjunta com a Câmara Municipal de Espinho e a Junta de Freguesia de Silvalde, está a promover um projeto piloto de recolha gratuita de resíduos verdes na freguesia de Silvalde.

A partir do dia 6 de junho, os Silvaldenses poderão colocar, gratuitamente, os resíduos verdes que produzem nos seus jardins (restos de jardinagem, tais como ramos, podas, relvas, folhas ou flores, sem terras ou outros contaminantes e aparas de madeira sem tratamento) ao lado dos contentores de resíduos indiferenciados, para serem recolhidos à terça-feira (exceto feriados à terça-feira em que não há recolha). A deposição, em feixe ou saco de plástico, deve ser feita entre as 21 horas de segunda-feira e as 9 horas de terça-feira.

Este projeto piloto teve início na freguesia de Paramos em janeiro de 2017, em parceria com a Junta de Freguesia de Paramos, e tendo em conta os benefícios ambientais o Município de Espinho e a LIPOR trabalharam em conjunto para permitir o alargamento à freguesia de Silvalde. Com este projeto pretende-se aumentar a quantidade de resíduos verdes recolhidos pelo Município de Espinho e que são encaminhados para valorização orgânica, reduzindo o potencial de recicláveis presentes na fração indiferenciada dos resíduos urbanos. Além disso, contribui para a produção de um adubo natural de alta qualidade – Nutrimais.