Vaivém Oceanário em Olhão para a proteção dos cavalos-marinhos

O Vaivém Oceanário irá participar, de 17 a 21 de abril, na “Semana da ria Formosa” em Olhão, no Jardim Pescador Olhanense. As ações desenvolvidas pretendem sensibilizar para a problemática das populações de cavalos-marinhos na ria Formosa, que já foram das maiores do mundo e que hoje estão ameaçadas.

A visita do Vaivém Oceanário acontece no âmbito da campanha “Vamos salvar os cavalos-marinhos da ria Formosa”, promovida pela Fundação Oceano Azul, que pretende implementar um conjunto de medidas de modo a travar o declínio das populações de cavalos-marinhos.

Os alunos do pré-escolar vão ter a oportunidade de descobrir tudo sobre os cavalos-marinhos e de conhecer o livro “O xerife da ria Formosa”, com texto de Ricardo Henriques e ilustração de Ana Seixas, enquanto os alunos do 3.º ciclo e secundário poderão aprender mais sobre o valor dos bens e serviços prestados pelo oceano, através da atividade lúdico-pedagógica “Banco Mundial dos Oceanos”, desenvolvida em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian.

O dia 21 de abril será dedicado ao público em geral e contará com a presença de Joana Schenker, campeã mundial de bodyboard e “embaixadora do oceano”.

 O Vaivém Oceanário, iniciou a sua atividade em 2005, tendo visitado 198 municípios de todos os distritos de Portugal Continental e Regiões Autónomas, levando a missão do Oceanário de Lisboa a mais de 240 mil pessoas. A próxima paragem do Vaivém Oceanário é de 24 de abril a 1 de maio, em Fafe.