Valorfito: Tripla lavagem é responsabilidade ambiental

Valorfito: Tripla lavagem é responsabilidade ambiental

O Valorfito tem como objetivo a recolha e gestão dos resíduos de embalagem de produtos fitofarmacêuticos (pf), sementes e biocidas de uso profissional. No fluxo dos pf reside o maior potencial de reciclagem, nomeadamente nas embalagens de plástico rígido, que são fundamentais para o cumprimento das metas a que o sistema está vinculado. O envio destes resíduos para reciclagem acarreta alguns desafios, entre os quais está a sua qualidade. Assim, o Valorfito focou a sua investigação e desenvolvimento (I&D), comunicação e sensibilização na melhoria da qualidade dos resíduos, nomeadamente através da boa prática da tripla lavagem, ou seja, na redução de contaminação antes da embalagem se tornar um resíduo.

A tripla lavagem consiste na lavagem manual ou mecânica das embalagens de produtos fitofarmacêuticos, no momento da preparação da calda. Assim, quando a embalagem é esgotada na totalidade do seu conteúdo adiciona-se cerca de ¼ de água, agita-se durante 30 segundos e deita-se a água de lavagem no pulverizador, este processo repete-se 3 vezes.

Existem várias vantagens no cumprimento desta boa prática, sendo a mais importante a redução da perigosidade do resíduo de embalagem. De acordo com estudos conduzidos pela ECPA (Associação Europeia de Proteção das Plantas) e pela CropLife International, uma embalagem triplamente lavada contém menos de 0,1%, em peso, do produto que conteve, tal é suficiente para ser considerado um resíduo não perigoso. Os benefícios ambientais e de segurança são indiscutíveis face a este dado.

Na área de I&D o Valorfito está a desenvolver um projeto, em conjunto com a FCT-UNL para quantificar a contaminação dos resíduos de embalagens de pf, servindo como suporte científico para, por um lado, poder trabalhar com os recicladores na procura de soluções para a reciclagem dos resíduos de embalagens de plástico rígido, por outro, para estabelecer junto do setor agrícola uma referência de qualidade face ao cenário atual, que não sendo negativo pode sempre ser melhorado.

Na comunicação e sensibilização, o Valorfito editou o folheto da tripla-lavagem, tendo já distribuído milhares de unidades pelos agricultores e promovido sessões de esclarecimento por todo o país, para que haja uma consciência bem presente da importância desta boa prática, face à influência direta que tem na correta gestão destes resíduos.

Após o primeiro ano de ações de sensibilização, os resultados têm sido promissores, uma vez que no terreno, junto dos pontos de retoma Valorfito, apurou-se que os resíduos de embalagens têm chegado mais limpos e com menos contaminação. Esta conclusão preliminar é gratificante, uma vez que o Valorfito é uma solução chave para uma agricultura que se quer sustentável, e a qualidade dos resíduos de embalagens é essencial para cumprir a sua missão.

Este artigo foi publicado na edição 82 da Ambiente Magazine.