“Valorização das poupanças de água e energias nas escolhas dos consumidores” em debate

A Rede Europeia de Energia (European Energy Network, EnR), presidida pela ADENE – Agência para a Energia, realiza a 27 de setembro, às 11h30 o workshop online “Valorização das poupanças de água e energias nas escolhas dos consumidores”.

Este será o primeiro grande debate público a nível europeu e internacional sobre a etiquetagem de produtos utilizadores de água quanto à sua eficiência hídrica, e surge numa altura em que a escassez de água afeta Portugal e vários países europeus.

O workshop da EnR pretende “alertar para a importância da poupança e conservação dos recursos de água e energia, cada vez mais críticos no contexto da emergência climática e de instabilidade na segurança energética e hídrica”, lê-se numa nota, divulgada pela ADENE.

O debate centrar-se-á em “como a etiquetagem pode melhorar o desempenho ambiental dos equipamentos de uso da água nos edifícios residenciais (torneiras, chuveiros e outros)”, à semelhança do “efeito que a etiqueta energética tem na redução de consumos energéticos dos eletrodomésticos”.

Pela primeira vez a ADENE, através da EnR, junta num mesmo debate responsáveis e peritos da Comissão Europeia, da Austrália, Estados Unidos e Reino Unido e também a BEUC, a associação Europeia de consumidores e a Unified Water Label da iniciativa voluntária europeia de etiquetagem da indústria.

O workshop que faz parte do programa parceiro da Semana Europeia da Energia Sustentável, é gratuito, mas requer inscrição através do formulário online.

De acordo com a mesma nota, divulgada pela ADENE, no workshop serão apresentados os resultados preliminares do questionário realizado aos consumidores europeus, dinamizado pela Rede Europeia de Energia em parceria com agências de energia e diversas entidades europeias. No questionário, procura-se entender a atitude e conhecimento dos consumidores em relação aos sistemas de etiquetagem e como estes afetam a sua escolha de produtos. O questionário está disponível em 15 idiomas no website da Rede Europeia de Energia.