Valorsul assinala 25 anos

Valorsul assinala 25 anos

Categoria Advisor, Empresas

A Valorsul celebra esta segunda-feira o seu 25.º aniversário. Criada em 1994, a empresa tinha como objetivo ambicioso “ncontrar uma solução e destino para as milhares de toneladas de resíduos urbanos produzidos na Grande Lisboa e, mais tarde em 2010, na Região Oeste.

Ao longo destes 25 anos, investiu no potencial dos resíduos como verdadeiros recursos. Foi na Valorsul que Portugal viu nascer a sua primeira central de valorização energética e, anos mais tarde, a primeira estação para tratar bioresíduos recolhidos seletivamente. O resultado do trabalho desenvolvido no último quarto de século é notável: por ano, “uma produção de energia elétrica equivalente a 2% dos consumos domésticos nacionais usando como matéria-prima exclusivamente os resíduos; uma produção de mais de 600 toneladas de composto para a agricultura, 74 mil toneladas de materiais encaminhados para reciclar e o cumprimento de todas as metas ambientais com menos custos para os cidadãos”, refere a empresa em comunicado.

A prioridade da Valorsul é assim “melhorar o serviço público de gestão de resíduos prestado pela empresa aos municípios e aos cidadãos”, tendo sido a primeira empresa a obter o “reconhecimento da entidade reguladora com a atribuição do “Prémio Excelência ERSAR” pela qualidade dos serviços de gestão de resíduos urbanos, em 2018”.

Para o futuro, a empresa vai continuar a investir na “inovação e no compromisso com os mais elevados padrões de qualidade” que passa por implementar “estratégias inovadoras de sensibilização, pelo aumento da capacidade de recolha seletiva, pelo crescimento da recolha seletiva de matéria orgânica e pela otimização das infraestruturas de tratamento”.

O território servido pela Valorsul abrange uma área geográfica muito diversa com 19 municípios e onde residem 1.6 milhões de habitantes. Por ano, recebe e trata quase 1 milhão de toneladas de resíduos, valorizando 20% de todo o lixo doméstico produzido em Portugal.