Valorsul faz apelo à reflexão dos consumidores na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Valorsul faz apelo à reflexão dos consumidores na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR) acontece entre os dias 21 a 29 de novembro. Em 2020, esta iniciativa pretende “chamar a atenção para resíduos que causam grande impacto no planeta”, relacionados com “hábitos de consumo insustentáveis”, alerta a Valorsul em comunicado.

A 12ª edição da SEPR, na qual a entidade continua como coordenadora regional, centra-se no alerta para a grande quantidade de resíduos que é gerada durante o processo de fabrico de produtos, e que em grande parte não pode ser reciclada: os resíduos invisíveis. O objetivo, de acordo com a Valorsul, é “consciencializar para a elevada quantidade de resíduos produzida sem nos apercebermos enquanto consumidores” e, assim, “levar à procura de novas formas de combater o desperdício invisível”. Além do tema deste ano, as ações a implementar na SEPR 2020 continuam a sensibilizar para os “3Rs”: Reduzir os resíduos produzidos, Reutilizar os produtos/objetos e Reciclar os materiais e embalagens.

A Valorsul vai estar envolvida diretamente em várias ações que vão acontecer durante esta semana:

  • Finalmente uma solução para aquela lata com tinta!

No âmbito da SEPR 2020, a Valorsul vai abrir o Ecocentro do Lumiar de 23 a 27 de novembro, para que os seus munícipes possam depositar pequenas quantidades de resíduos perigosos, como por exemplo, os resíduos que resultam de pequenas ações de bricolage ou outros: latas com tinta, diluentes, inseticidas, líquidos de fotografia. Toda a informação sobre esta campanha está disponível em www.valorsul.pt, na área dedicada à Prevenção de Resíduos.

  • Valorsul oferece compostor e formação 

Durante os próximos meses, a Valorsul está a oferecer, em parceria com os municípios, ações de formação e ainda um compostor a cada família participante. Em Portugal, 38% dos resíduos domésticos são bioresíduos, desta forma, a Valorsul convida as famílias residentes dos seus municípios que tenham quintal, horta ou jardim a dedicar-se à compostagem. Segundo a entidade, esta edição do programa irá formar mais 2500 famílias para a prática da compostagem e permitirá desviar muitas toneladas de materiais biodegradáveis dos contentores dos municípios, reduzindo assim a quantidade de resíduos urbanos.

E porque “O futuro do planeta não é reciclável”, durante a SEPR, esta campanha da Valorsul e das 10 empresas da EGF, vai abordar o tema e sensibilizar para o excesso de resíduos, com mensagens de alerta sobre esta questão para que os cidadãos consumam de forma consciente: reduzindo, reutilizando e reciclando.

As inscrições estão abertas, basta aceder ao link.