Valorsul investe mais de 50 milhões na melhoria da gestão de resíduos

Valorsul investe mais de 50 milhões na melhoria da gestão de resíduos

Categoria Ambiente, Resíduos

Está em marcha na Valorsul um forte investimento com o objetivo de melhorar o serviço público de gestão de resíduos prestado pela empresa aos municípios e aos cidadãos. O plano de investimentos da empresa ascende a 55 milhões de euros até 2021 para “compensar a última meia década de contenção”, avança a empresa em comunicado.

O plano já está a ser executado e inclui 8100 contentores para reciclagem e 1500 novos locais de recolha seletiva. Além da remodelação dos dois centros de triagem, para renovar e reforçar a recolha de recicláveis foram introduzidas 28 viaturas. Está também prevista uma nova unidade para compostagem de resíduos verdes e a instalação de painéis solares em cinco unidades da empresa.

“A mobilização dos cidadãos é imprescindível para que estes investimentos resultem num expressivo aumento da reciclagem”, garante a Valorsul no mesmo comunicado. Por isso, a empresa irá investir na comunicação em escolas, comércio, eventos e famílias nos próximos meses.

Estão também a ser testadas formas inovadoras de incentivar e premiar os comportamentos de separação e reciclagem. A aplicação mobile Recycle BinGo – que alcançou num mês cinco mil utilizadores – é o primeiro exemplo. O jogo atribui prémios a quem visita regularmente o seu ecoponto.

Para executar alguns destes projetos a Valorsul conta com o apoio do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos e do Fundo Ambiental – ENEA.