Valorsul trata e valoriza 14 milhões de toneladas de resíduos em 20 anos

Categoria Home

A Valorsul – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos das Regiões de Lisboa e do Oeste, SA, celebrou o  20.º aniversário, pelo que fez um balanço da quantidade de resíduos urbanos tratados.
Em 20 anos de actividade, a Valorsul tratou e valorizou 14 milhões de toneladas de resíduos urbanos, produzidos por 1.6 milhões de cidadãos de 19 municípios das regiões de Lisboa Norte e Oeste. "O sistema de gestão integrada da Valorsul produziu 4.215.864 MW de energia, o que representa uma receita de 337.067 milhões de euros, essencial para o equilíbrio do sistema e para a manutenção de uma tarifa de valorização de resíduos das mais baixas da Europa", como indica a empresa em comunicado
Em 20 anos foram ainda recolhidas selectivamente 856 mil toneladas de resíduos de embalagem, que foram devidamente encaminhados para reciclagem. Foram ainda processadas 210 mil toneladas de matéria orgânica que deram origem a energia e a composto para a agricultura.
"Actualmente, a Valorsul afirma-se como uma empresa de excelência, sustentável e socialmente responsável, dando especial importância ao incentivo de comportamentos ambientais corretos através de diversas ações de educação e sensibilização junto da população, contribuindo desta forma para uma sociedade com mais futuro", pode ler-se no mesmo comunicado.