Venda de energia a França dispara com crise no nuclear

by Inês Gromicho | 18 Novembro 2016 11:11

As vendas de eletricidade de Portugal e Espanha à vizinha França estão a disparar por causa da crise de fornecimento elétrico naquele país, após o encerramento de um terço das suas centrais nucleares, responsáveis por 70% da produção de energia, noticia o Diário de Notícias.

O fecho de 21 das 58 centrais nucleares está a provocar uma crise no fornecimento de energia em França e a obrigar Paris a recorrer aos países vizinhos, nomeadamente à Península Ibérica e Alemanha, para colmatar as falhas de fornecimento.

As vendas de eletricidade do mercado ibérico (o MIBEL, mercado único de Portugal e Espanha) chegaram a ultrapassar os 800 euros por megawatt – o preço médio de referência ontem foi de 58 euros – e a rede de interligação esteve várias vezes ao longo das últimas semanas a operar a 100% da capacidade.

Segundo os dados, o preço por megawatt entre a Península Ibérica e França atingiu o pico a 7 de novembro deste mês, altura em que custou 874 euros, ou seja, 15 vezes mais do que a média habitual. No dia seguinte, custava 850 euros e voltou a atingir um pico a 14 deste mês, novamente entre as 18.00 e as 19.00, atingindo 829 euros o megawatt.

As centrais nucleares francesas foram encerradas pelos reguladores devido a suspeitas de falsificação de documentos de controlo de qualidade ambiental e a crise no fornecimento está a provocar receios de falhas no abastecimento durante o inverno e já está a ter impacto nos preços grossistas.

Questionada sobre se é esperado impacto em Portugal nos consumidores, fonte oficial da Entidade Reguladora do Setor Energético (ERSE) diz que “é prematuro antever desde já um impacto nos preços para o consumidor”.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/venda-de-energia-a-franca-dispara-com-crise-no-nuclear/