Versão renovada do Ondereciclar.pt lançada na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Versão renovada do Ondereciclar.pt lançada na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Categoria Ambiente, Resíduos

A reciclagem tem a partir desta quinta-feira, 25 de novembro, uma nova morada – www.ondereciclar.pt. O Electrão renovou a plataforma que indica aos consumidores os locais mais próximos onde depositar vários tipos de resíduos, desde equipamentos elétricos usados, pilhas e baterias, passando por pneus, veículos em fim de vida, óleos lubrificantes usados e até velhos chapéus de chuva.

Segundo uma nota divulgada pelo Electrão, a nova versão do “Ondereciclar.pt”, que surge com um novo design, torna mais fácil a navegação no mapa interativo: “Passa a ser possível pesquisar por tipo de resíduo ou por localidade sem necessidade de colocar o código postal”-

Segundo o diretor-geral do Electrão, Pedro Nazareth, “o Electrão deu uma nova roupagem ao ‘Ondereciclar.pt’ para tornar esta plataforma ainda mais apelativa e amiga do utilizador, facilitando a vida aos consumidores que podem encontrar mais facilmente os locais mais próximos para deixar os seus resíduos. Esta será também uma nova ferramenta de comunicação e sensibilização já que utilizaremos este meio para veicular notícias e partilhar conteúdos revelantes sobre esta área. Esperamos desta forma contribuir para aumentar as taxas de reciclagem dos diferentes sistemas de fim de vida em que participamos”.

Na biblioteca “Tudo sobre resíduos” podem ser consultadas informações sobre os processos de reciclagem e produtos concebidos a partir dos “novos recursos”. O “Ondereciclar.pt”, que conta com uma ilustração de Tiago Galo e foi concebido pela agência Lavva, tem também um espaço dedicado às empresas, quartéis de bombeiros, escolas, lojas e outras organizações que podem requisitar o serviço gratuito do Electrão para recolha de lâmpadas, pilhas ou equipamentos eléctricos usados.

De acordo com o Electrão, o novo “Ondereciclar.pt” é agora também um repositório de dados e curiosidades sobre sustentabilidade. Disponibiliza jogos e dicas sobre como viver de forma mais sustentável de acordo com a política dos 5 R’s: Recusar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Recusar e Repensar.

Na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

A nova versão do “Ondereciclar.pt” é lançada na semana em que se assinala a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que decorre até 28 de novembro e que este ano é dedicada às “comunidades circulares”, um conceito que promove não só a reciclagem e a prevenção de resíduos, mas também outros hábitos sustentáveis como compras em segunda mão, poupança de água e produção de composto a nível comunitário, por exemplo.

O desafio é o de mobilizar pequenas comunidades que possam constituir modelos de consumo e produção sustentáveis que possam vir a ser replicados tornando possível o desperdício zero rumo a uma economia verdadeiramente circular. Pequenas comunidades – locais, justas e inclusivas – podem desempenhar um papel fundamental no futuro da Europa e do mundo.

“E quando não é possível reduzir ou reutilizar é imperativo saber onde deixar os resíduos para reciclagem consultando o novo site ‘Ondereciclar.pt’”, sustenta Pedro Nazareth.