Vice-presidente da Comissão Europeia Šefčovič em Portugal para um Roteiro da Energia

by Redação Ambiente Magazine | 14 Julho 2017 13:02

O vice-presidente da Comissão Europeia Maroš Šefčovič estará em Portugal de 16 a 18 de Julho para o seu segundo Roteiro da Energia no país. Maroš Šefčovič participa em vários eventos abertos ao público e tem reuniões bilaterais com o Governo português e terá ainda reuniões com governantes estrangeiros.

Programa:
domingo, 16 de julho: Porto
16 horas – Reunião bilateral com o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.
17 horas – Visita à Veniam e percurso em autocarro da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto.
20h30 – Jantar de trabalho com o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

segunda-feira, 17 de julho: Porto e Lisboa
9 horas- Reunião bilateral com o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches.
9:45 – Visita à EFACEC com o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes (local: Parque Empresarial Arroteia Poente; Arroteia – Leça do Balio, 4466-952 S. Mamede de Infesta).
11 horas – Visita ao Instituto De Engenharia De Sistemas E Computadores, em Lisboa, com o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.
10:30 -13:30 – Conferência “Energia limpa e interligações energéticas”, organizada em colaboração com o secretário de Estado da Energia e com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. O vice-presidente Maroš Šefčovič intervém pelas 12 horas, com o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, o ministro da Energia, das Minas e do Desenvolvimento Sustentável de Marrocos, Aziz Rabbah, e o secretário de Estado da Energia da Alemanha, Rainer Baake. A moderação estará a cargo da jornalista Ana Suspiro (local: Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto). A confirmação de presença deverá ser feita aqui.
13:30 – Almoço de trabalho com o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, o ministro da Energia, das Minas e do Desenvolvimento Sustentável de Marrocos, Aziz Rabbah, e o secretário de Estado da Energia da Alemanha, Rainer Baake, no Porto.
20:30 – (em Lisboa) Jantar de trabalho com Bertrand Piccard (explorador e presidente da Fundação Solar Impulse, conhecido também por ter dado a volta ao mundo num avião movido a energia solar), com vários CEOs de start-ups portuguesas a operar na área da energia e com vencedores de prémios para melhores teses universitárias sobre energias renováveis.

terça-feira, 18 de Julho: Lisboa
11 horas às 12:30 – Diálogo com cidadãos sobre ” O impacto tangível da União da Energia nos Cidadãos”. Participam o vice-presidente da Comissão Europeia, Maroš Šefčovič, o comissário europeu Carlos Moedas e Bertrand Piccard. Jorge Vasconcelos faz a moderação do evento (local: Centro Cultural de Belém, sala Luís de Freitas Branco). A participação na conferência é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, limitada a capacidade da sala. A confirmação de presença deverá ser feita através do formulário de inscrição.
15:30 – O vice-presidente da Comissão Europeia, Maroš Šefčovič, e o comissário europeu Carlos Moedas têm reunião bilateral com o primeiro-ministro António Costa.
16:30 – Apresentação da ProDrone, com o Comissário europeu Carlos Moedas (local: Parque das Nações – interseção Torre Vasco da Gama e Passeio das Tágides).
17:45 – Visita à Lisboa Bike Sharing project, com o Comissário europeu Carlos Moedas (local: Parque das Nações – interseção Torre Vasco da Gama e Passeio das Tágides)

*Foto de Reuters

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/vice-presidente-da-comissao-europeia-sefcovic-em-portugal-para-um-roteiro-da-energia/