Vice-Presidente da Comissão inaugura exposição de arte feita com lixo marinho

Vice-Presidente da Comissão inaugura exposição de arte feita com lixo marinho

Categoria Advisor, Agenda

No próximo dia 2 de maio o Vice-Presidente da Comissão Europeia, Jyrki Katainen, faz a inauguração da exposição de peças de arte feitas com lixo marinho resultante da limpeza de praia do dia 25 de abril de 2019, na Praia da Foz do Lizandro, na Ericeira. A peça de arte “Polvo Incógnito”, feita pelos artistas do “Skeleton Sea”, Xandi Kreuzeder e João Parrinha, vai estar exposta na Praça da Europa em Lisboa até ao dia 8 de junho de 2019 – o Dia Mundial dos Oceanos.

No local decorre também um atelier com crianças que transformam o lixo recolhido na praia da Foz do Lizandro em peças de arte, uma iniciativa organizada em parceria com a EurOcean e a Skeleton Sea. No mesmo local, até à mesma data, estará disponível também uma exposição com os vencedores do concurso internacional de fotografia “I live by the Ocean”.

Este evento está inserido na campanha “Um Oceano em Mudança” promovido pelo Gabinete do Parlamento Europeu e pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, em cooperação com Ocean Hope, Futurix e SkeletonSea, e no contexto das celebrações do Dia Marítimo Europeu.

Em 2019, o Dia Marítimo Europeu (EMD2019) decorrerá nos dias 16 e 17 de maio, em Lisboa. O foco do EMD2019 será o empreendedorismo azul: a inovação e o investimento para transformar setores marítimos tradicionais e impulsionar tecnologias emergentes e cadeias de valor. Será dado um foco específico às áreas da investigação e da inovação para um oceano livre de plástico.

Skeleton Sea Artist Group
Fundado em 2005, o Skeleton Sea Artist Group é composto por Xandi Kreuzeder, Isabell Kreuzeder e João Parrinha. Ao longo dos anos, os três amigos e surfistas trabalharam individual e conjuntamente para aumentar a consciencialização ambiental a partir da arte. Trabalhando exclusivamente com destroços, sucatas, e qualquer outro lixo que encontram nas suas idas à praia, os artistas criam obras para a Skeleton Sea que transmitem uma forte mensagem em torno de sua causa comum “Manter o oceano limpo!”

A cooperação entre três iniciativas ecológicas localizadas na área de Lisboa, em parceria com o Gabinete do Parlamento Europeu e a Representação da Comissão Europeia em Portugal, é muito mais do que um sucesso temporário e conta com o envolvimento ativo da população.

“Um Oceano em Mudança” é o mote para uma atuação conjunta, tanto com a natureza como pela natureza e que, posteriormente, pode ser exibida. A campanha primaveril que decorrerá ao longo de mais de oito semanas não só irá atrair a atenção para a proteção da natureza e do meio ambiente, como irá também ser incorporada na vida quotidiana da população.

A campanha é constituída por três fases: “Limpeza de Praia”, Workshops “Transforma o Lixo em Arte” e numa exposição das obras criadas, a ter lugar na “Praça da Europa”, em Lisboa.

O que as ondas atiram para as nossas praias é apenas uma pequena fração da matéria artificial que se encontra nos nossos oceanos e os conspurca. O que se passa com os nossos oceanos? Ainda que por vezes pareça que se ruma em direção ao desconhecido e que a poluição continua a aumentar, o título emergente “Um Oceano em mudança” representa uma transição positiva para as águas atormentadas: respeito pela natureza, prevenção de lixo e medidas para devolver a saúde aos nossos mares.

Limpeza da praia
O lançamento da limpeza de praia teve lugar no dia 25 de abril de 2019, na Praia da Foz do Lizandro, na Ericeira, em plena costa atlântica, onde as vagas de primavera trazem consigo algum lixo para a costa; sujidade, detritos e objetos estranhos. Coisas que não pertencem ao mar. Coisas que não são feitas naturalmente pelo mar. Destroços, despojos, cargas que caiem ao mar. Podemos imaginar aventuras e histórias engraçadas escondidas em alguns dos objetos que dão à costa, mas a maioria não tem qualquer significado nostálgico. Em vez disso, representam uma terrível ameaça à vegetação e às diversas formas de vida marinha. Um monte de lixo que não deve ter lugar no mar e, na sua generalidade, devia ser evitado.

Datas importantes:
– 25 de abril de 2019: Limpeza de praia, Ericeira, Foz do Lizandro
– 2 e 3 de maio de 2019: Workshop “Transforme o Lixo em de Arte”, Lisboa, Praça da Europa
– 2 de maio a 8 de junho de 2019: Exposição de arte de rua, Lisboa, Praça da Europa
– 16 e 17 de maio de 2019: Dia Marítimo Europeu, Lisboa, Centro de Congressos de Lisboa
– 8 de junho de 2019: Dia Mundial dos Oceanos