1

Vila Galé: “Não é caminhar, mas sim correr” no rumo a um turismo sustentável

Caminhar no sentido de um turismo mais sustentável é algo que o setor já o tem feito e, aliás, é uma prioridade cada vez mais relevante na sua agenda. Aquilo que Gonçalo Rebelo de Almeida, administrador da Vila Galé, chama a atenção é o para o ritmo com que se tem que fazer: “Não é caminhar, mas sim correr”. 

O empresário que, falava à Ambitur Talks, à margem da Conferência Smart and Green Tourism promovida na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, considera que sustentabilidade tem-se afigurado, felizmente, de extrema importância para todos: “Vê-se cada vez mais, não só as empresas, como entidades oficiais envolvidas com o tema”. E mesmo com as “novas gerações” a estarem mais despertas e sensibilizadas para o tema da sustentabilidade, o administrador da Vila Galé considera que o contributo e o esforço tem de ser mesmo coletivo: “Insistir e continuar a passar a mensagem”. E são as “atitudes do dia-a-dia” que marcam a diferença, como o “simples gesto de desligar as luzes”, o “desperdício alimentar”, a “escolha dos produtos alimentares mais consciente” ou “acabar com os produtos supérfluos”: “no fundo é mudar o estilo de vida menos consumista e apelar à redução do desperdício”.

Enquanto empresário hoteleiro, Gonçalo Rebelo de Almeida considera que existem três papéis no que à atuação das empresas diz respeito. Um primeiro que tem que ver com as medidas que podem ser implementadas pela própria empresa, por exemplo, a “redução do plástico”, o “uso eficiente da água” ou o “desperdício alimentar”. O segundo papel passa pela  “informação” e “formação” que é prestado aos colaboradores sobre as medidas implementadas. E o terceiro, no caso da hotelaria que recebe muitas pessoas, passa exatamente pelo papel de formar e informar, acompanhando os comportamentos do hóspede, refere.

No Vila Galé temas como a sustentabilidade ambiental estão no topo das prioridades do Grupo: “Procuram lançar novas iniciativas e vamos continuar a ser parte ativa neste desígnio”, remata.

A Ambitur Talks é uma iniciativa promovida pela Ambitur, onde são entrevistados vários “players” de diversas áreas de negócio. Gonçalo Rebelo de Almeida foi moderador na Conferência Smart and Green Tourism, promovida pela Ambitur, juntamente com a Fundação AIP, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa.

Ambitur Talks na BTL com Gonçalo Rebelo de Almeida