Vila Nova de Gaia levou quiosque ambiental a mais de 1800 crianças

Vila Nova de Gaia levou quiosque ambiental a mais de 1800 crianças

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e a SUMA concluíram no dia 31 de março a itinerância da unidade móvel de sensibilização ambiental ECO KIOSKO Júnior pelas escolas do concelho. Ao longo de 82 dias, o quiosque ambiental percorreu 8 estabelecimentos de educação e ensino do concelho, tendo abrangido mais de 1800 alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico.

O ECO KIOSKO Júnior, cujo formato se apresenta como um biombo tríptico, é composto por atividades de exploração sensorial e multimédia, através de jogos de correspondência por rotação de roldanas, que incidem sobre as temáticas do acondicionamento e deposição de resíduos, dos 5 Rs – Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Respeitar e Responsabilizar – e da cidadania ativa, e de filmes informativos, formativos e videoclipes de promoção das boas práticas de urbanidade e consumo sustentável.

Este projeto teve como objetivo complementar as estratégias de mobilização da população para a adoção de uma postura responsável na gestão dos resíduos domésticos, que têm sido implementadas pelas duas entidades desde 2002.