Vila Real e AgroBio assinam protocolo para desenvolver agricultura biológica no concelho

by Inês Gromicho | 17 Julho 2015 15:22

A Câmara Municipal de Vila Real e a AgroBio, Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, assinaram hoje um protocolo de colaboração que visa o fomento e desenvolvimento da agricultura biológica no concelho de Vila Real. Valorizar os produtos locais, promovendo o desenvolvimento rural e salvaguardando o ambiente e os recursos naturais da terra quente transmontana é o objetivo comum que une a Agrobio e a autarquia numa parceria. Este protocolo, que visa promover o desenvolvimento da agricultura biológica, engloba um programa de conversão de explorações agrícolas do concelho de Vila Real para a agricultura biológica, bem como o estabelecimento de mercados locais de produtos biológicos e, ainda, o desenvolvimento do conceito de “Agricultura Biológica” no projecto das “Hortas Urbanas” do concelho.

Pretende-se, desta forma, “numa região com grande potencial para a produção biológica, acrescentar valor a produtos regionais como o vinho, a castanha, o azeite, os frutos secos, as variedades e raças autóctones, através da certificação em Agricultura Biológica”. Desta forma, “é possível a sua maior valorização no mercado interno e externo, contribuindo para o crescimento económico desta região”, explicava a autarquia em comunicado.

Numa localidade preservada do ponto de vista ambiental, lia-se ainda no comunicado, “é de todo o interesse manter a qualidade da água, do solo e da paisagem, pelo que a agricultura biológica, que produz respeitando princípios ecológicos e obedece a normas europeias (Reg. (CE) n.º 834/2007), surge como uma opção lógica, permitindo a obtenção de alimentos e fibras, respeitando o ambiente e conservando os recursos naturais”.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/vila-real-e-agrobio-assinam-protocolo-para-desenvolver-agricultura-biologica-no-concelho/