Visa quer alcançar emissões líquidas zero até 2040

A Visa anunciou, em comunicado, um novo compromisso global para alcançar emissões líquidas zero até 2040, ao mesmo tempo que revela ter alcançado a neutralidade de carbono nas suas operações em 2020. A empresa definiu ainda planos para se tornar ainda “mais amiga do ambiente” através de “novas parcerias e alargou as iniciativas para apoiar o comércio sustentável e a transição para uma economia de baixo carbono, além da própria pegada ecológica da empresa”, precisa o comunicado.

“A Visa está comprometida com a criação de futuro mais sustentável”, afirmou Al Kelly, presidente e CEO da Visa, acrescentando que “o nosso novo compromisso líquido zero e os esforços constantes em toda a nossa rede para apoiar iniciativas sustentáveis são formas concretas de alcançarmos os nossos objetivos para ajudar a construir um futuro melhor para o nosso planeta”.

No âmbito do compromisso de alcançar emissões líquidas zero até 2040, a empresa já anunciou que é uma nova signatária do “The Climate Pledge”, uma iniciativa co-fundada pela Amazon e Global Optimism, bem como um novo membro da “Climate Business Network”, a Iniciativa do World Wildlife Fund (WWF) para impulsionar medidas em direção a um futuro líquido zero. O compromisso líquido zero da empresa está assim alinhado com os “padrões e definições globais emergentes” e vai “incluir um trabalho conjunto com os fornecedores para reduzir uma parte significativa da pegada de gases com efeito estufa nos bens e serviços adquiridos pela empresa”, assegura. A Visa também se comprometeu a definir metas baseadas cientificamente através da iniciativa “Science Based Target”, tendo como ambição o “nível de 1,5 graus Celsius”, sustenta a empresa, num comunicado divulgado à imprensa.

“Neste Mês da Terra, a Visa está a utilizar o poder da nossa rede para acelerar a transformação em sustentabilidade e recuperação económica e, ao mesmo tempo, ajudar a garantir que o planeta e as economias em todo o mundo prosperam”, destacou Douglas Sabo, diretor de sustentabilidade da Visa, lembrando que ao “priorizar energias limpa e práticas sustentáveis, investindo em iniciativas ambientalmente inovadoras e envolvendo-nos com líderes empresariais e da sociedade civil sobre o clima, estamos comprometidos em fazer parte da solução global para as mudanças climáticas”.

Apoio ao comércio sustentável

A Visa está a expandir as suas iniciativas para utilizar os seus produtos, serviços, rede, dados, experiência em pagamentos e marca para apoiar o comércio sustentável e a transição para uma economia com baixa emissão de carbono. A empresa confirmou ainda a colaboração com o Cambridge Institute for Sustainability Leadership (CISL) para em conjunto identificar novas oportunidades de aplicar os recursos de pagamentos eletrónicos e a rede Visa para alcançar um futuro sustentável.

Os novos objetivos e esforços da Visa para apoiar o comércio sustentável baseiam-se na liderança já reconhecida da empresa no setor em sustentabilidade, incluindo a inclusão no: “Dow Jones Sustainability North American Index”, “America’s Most Responsible Companies”, “100 Best Corporate Citizens” e “100 Most Just Companies”, refere o mesmo comunicado.