Vivapower Selfenergy integra projeto do primeiro resort de luxo com energia positiva na Europa

Vivapower Selfenergy integra projeto do primeiro resort de luxo com energia positiva na Europa

A Vivapower Selfenergy anunciou que integrará o projecto Eco Power Zero Residence, “o primeiro resort de luxo na Europa com energia positiva”, que será desenvolvido em Portimão.

Este projeto envolve a construção de vinte moradias “auto-sustentáveis e eficientes energeticamente”, que contarão com o contributo da Vivapower Selfenergy na instalação de pequenas unidades de produção para autoconsumo (UPAC), com uma potência de 22,5 kW, na cobertura de cada edifício.

Está ainda prevista a construção no solo de uma central de 320 kW, com “o duplo objectivo de produzir energia tanto para autoconsumo como para venda do excedente de energia produzida à rede”. Para além dos sistemas de produção de energia elétrica e aquecimento de água através de fonte renovável, os edifícios serão munidos com equipamentos altamente eficientes de baixo consumo, iluminação Led, janelas com isolamento térmico e um carro elétrico – Renault ZOE.

Em comunicado de imprensa, o grupo português explica que o conceito deste empreendimento reside no “objectivo máximo de alcançar um balanço energético positivo, ou seja, produzir mais energia do que aquela consumida pelas próprias habitações”. De acordo com a empresa, o consumo máximo estimado de 1.300 MWh será colmatado com a produção de 1.400 MWh de energia por ano.

O arranque desta construção sustentável está previsto para o terceiro trimestre de 2016, com a conclusão apontada para o final de 2017.