Voluntários de 13 países plantam 3500 árvores em quatro dias no Bussaco

by Redação Ambiente Magazine | 31 Outubro 2017 16:51

Mais de meia centena de membros da Organização Não Governamental japonesa Sukyo Mahikari participaram, durante quatro dias, numa ação de voluntariado na Mata Nacional do Bussaco. A ação resultou na plantação de 3500 árvores em zonas fustigadas pelo ciclone Gong (2013) e pela tempestade Stephanie (2014), no controlo de plantas invasoras numa área de um hectare de floresta e ainda no semeio de 400 sementes de carvalho.

Para Jóni Vieira, coordenador do projeto BRIGHT – Bussaco’s Recovery from Invasions Generating Habitat Threats, citado em responsável, responsável pelo combate a plantas invasoras e reflorestação da Mata Nacional, “a colaboração do grupo Sukyo Mahikari foi, como já anteriormente havia sido, preciosa”. “São pessoas muito solidárias, sempre muito disponíveis, super corretas e educadas, prontas para ajudar em tudo. Deixaram uma marca importante no Bussaco e a Fundação agradece e enaltece o inestimável contributo e exorta outras organizações, associações, coletividades, autarquias, empresas e pessoais individuais a seguirem o mesmo exemplo de voluntariado, tomando a iniciativa de se inscreverem por e-mail (setoreducativo@fmb.pt) ou por telefone (231937000)”, afirma Jóni Vieira.

É a terceira vez que esta organização internacional participa, nesta floresta pública do concelho da Mealhada, em ações de voluntariado, com jovens e adultos de diversos países. Desta vez, Sukyo Mahikari levou ao Bussaco cidadãos de 13 países: Portugal, Espanha, Guadalupe, França, Suíça, Bélgica, Alemanha, Itália, Inglaterra, Venezuela, Guiné-Bissau, República do Congo e Argentina.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/voluntarios-de-13-paises-plantam-3500-arvores-em-quatro-dias-no-bussaco/