Volvo Car Portugal instala tela que ajuda a purificar o ar poluído das cidades

Volvo Car Portugal instala tela que ajuda a purificar o ar poluído das cidades

A Volvo Car Portugal foi pioneira na instalação de uma tela/empena que combate a poluição atmosférica por Nox e Co2. Trata-se da primeira vez que este sistema é utilizado numa campanha “outdoor” de grande formato em Portugal. A tecnologia tem sido desenvolvida nos últimos anos, tendo já sido utilizada em campanhas nos Estados Unidos, Japão, Reino Unido e Espanha.

Colocada numa das artérias com trânsito mais intenso na cidade do Porto (Boavista/ Rua 5 de Outubro), a tela tem um tratamento de dióxido de titânio o qual, ao receber a luz do sol e dos projetores, ativa um processo de foto catálise que desintegra até 85% de elementos poluentes na atmosfera em contacto com a tela e que contribuem para o efeito estufa como: o dióxido de nitrogénio (NO2), dióxido de enxofre e compostos orgânicos voláteis. Esta redução será o equivalente ao obtido com, aproximadamente, 230 árvores durante o mesmo período durante o qual a tela estiver afixada (três meses).

O tratamento de dióxido de titânio utilizado na tela está homologado pela Associação Ibérica de Fotocatálise. As cintas utilizadas para a fixar são de material reciclável (rPET) o que permitiu a reciclagem de aproximadamente 75 garrafas (tamanho 1,5L) plásticas de água.

Após a campanha, a tela será transformada no âmbito de um programa de responsabilidade sócio-ambiental em diversos artigos, desde sacos, a acessórios de moda e em reutilizações com fins industriais.

A Volvo escolheu o tema “Mude para um hibrido Plug In da Volvo. Se cada um fizer a sua parte juntos mudamos o mundo” para a sua tela purificadora, como não podia deixar de ser. Recorde-se que a marca sueca foi a primeira a apresentar uma solução híbrida/ eletrificada para todos os modelos da sua gama.

“Mais uma prova que na Volvo não fazemos apenas «bom marketing», não dizemos que queremos ajudar a salvar o planeta, queremos efetivamente assumir o nosso papel nesse movimento e estamos verdadeiramente focados em fazer algo. Muitos vão dizer que será uma gota de água no oceano, é verdade, mas se todos fizerem a sua parte, um pouco do que está ao seu alcance, juntos podemos mudar o mundo. Espero que seja o mote, o exemplo, o pontapé de saída para que mais e mais empresas se juntem a nós neste movimento pelo planeta”, refere Aira de Mello, diretora de marketing e comunicação da Volvo Car Portugal.

Novo plano ambiental da Volvo Cars
Recorde-se que em outubro, a Volvo Cars apresentou o seu plano ambiental. A marca assumiu como um dos seus objetivos principais uma redução da sua pegada de emissões de carbono em 40% entre os anos de 2018 e 2025. Este é um objetivo concreto que se insere num plano mais amplo no qual a Volvo Cars pretende ser uma empresa com um impacto climático neutro em 2040.

O plano da Volvo Cars vai muito para além da redução das emissões de escape através da eletrificação. Irá englobar as emissões dos processos de produção, a cadeia de fornecedores e a utilização de material reciclado.

“Estamos a transformar a nossa empresa não somente através de ações simbólicas mas sim de medidas concretas. Na Volvo Cars queremos mudar as variáveis que conseguimos controlar ao nível das nossas operações e das emissões de escape dos nossos automóveis. Mas queremos também mudar as variáveis onde podemos ter alguma influência, ao chamarmos a atenção dos nossos fornecedores e do sector da energia para se juntarem a nós com vista a obtermos um futuro com um impacto climático neutro”, afirma Håkan Samuelsson, Chief Executive da Volvo Cars.

Para conseguir, até 2025, uma redução de 40% do nível de emissões de CO2 a Volvo Cars estabeleceu diversas metas em diferentes áreas operativas. Já anteriormente, a empresa havia anunciado que pretende ter, em 2025, 50% do total das suas vendas mundiais em versões eletrificadas o que representaria uma redução de 50% das emissões por automóvel entre os anos de 2018 e 2025.

Outros objetivos para 2025 incluem:
– uma redução de 25% das emissões relacionadas com a cadeia global de fornecimento
– uma utilização de 25% de plástico reciclado em cada novo automóvel
– uma redução de 25% nas emissões geradas pelas operações globais de produção e logística

A Volvo Cars foi o primeiro dos construtores automóveis tradicionais a anunciar um compromisso total com a eletrificação e uma substituição dos automóveis com apenas um motor a combustão. A partir de agora, cada novo automóvel Volvo será eletrificado sendo que a empresa lança hoje também o primeiro modelo 100% elétrico – o XC40 Recharge.