Volvo Cars adere à Green Recovery Alliance

Volvo Cars adere à Green Recovery Alliance

Categoria Advisor, Empresas

A Volvo Cars anuncia que aderiu à Green Recovery Alliance. Em comunicado, a marca indica que esta aliança reúne empresas, ONGs, representantes de governos e outros membros numa “iniciativa que pretende constituir uma Call to Action para a recuperação económica baseada na sustentabilidade”.

A Volvo Cars tem a sustentabilidade no centro das suas operações e pretende contribuir para a melhoria das condições climáticas entendendo por isso ter a responsabilidade de agir. Para Håkan Samuelsson, Chief Executive da Volvo Cars, “a Europa deve aproveitar esta oportunidade para se concentrar numa recuperação baseada na sustentabilidade. As pessoas querem produtos sustentáveis ​​e esperam ações concretas por parte das empresas. Vemos isso na nossa quota de vendas de automóveis eletrificados que duplicou apesar da pandemia. É necessário o apoio a investimentos em infraestruturas de carregamento e energias renováveis.  Ao juntarmo-nos hoje à Green Recovery Alliance reforçamos a nossa posição ambiental.”

Ambicioso plano ambiental

Em outubro de 2019, a Volvo Cars apresentou as metas do seu plano ambiental. Trata-se de um dos planos mais ambiciosos, onde a empresa assume que pretende ter um impacto climático neutro em 2040. Assim, este plano vai muito para além da “redução das emissões de escape através da eletrificação”, explica a marca, acrescentando que “irá englobar as emissões dos processos de produção, a cadeia de fornecedores e a utilização de material reciclado”.

A Volvo Cars pretende conseguir, até 2025, uma “redução de 40% do nível de emissões de CO2”. Para isso estabeleceu diversas metas em diferentes áreas operativas. Já anteriormente, a empresa havia anunciado que pretende ter, em 2025, 50% do total das suas vendas mundiais em versões eletrificadas o que representaria uma redução de 50% das emissões por automóvel entre os anos de 2018 e 2025.

Outros objetivos para 2025 incluem:

  • uma redução de 25% das emissões relacionadas com a cadeia global de fornecimento
  • uma utilização de 25% de plástico reciclado em cada novo automóvel
  • uma redução de 25% nas emissões geradas pelas operações globais de produção e logística

A Volvo Cars foi dos primeiros dos construtores automóveis tradicionais a anunciar um compromisso total com a eletrificação e uma substituição dos automóveis com apenas um motor a combustão. O primeiro modelo 100% elétrico será o Volvo XC40 Recharge.