VPS e Domatica apresentam solução para gestão de consumos energéticos

VPS e Domatica apresentam solução para gestão de consumos energéticos

Categoria Ambiente, Energia

A Virtual Power Solutions (VPS), empresa especializada no fornecimento de soluções e gestão do consumo de energia, e a Domatica, especialista em soluções de engenharia, firmaram uma parceria tecnológica com o objetivo de apresentar uma solução feita em Portugal para a gestão de consumos energéticos.

A estratégia passa por uma solução para ‘IoT’ (‘Internet of things’), diferenciadora e totalmente desenvolvida no país. Esta inclui a integração dos Edge Nodes da Domatica, os quais permitem a recolha de dados e a interligação entre diversos dispositivos de campo, processamento e armazenamento local e comunicação em tempo real com a plataforma de software Kisense da Virtual Power Solutions.

O Kisense é uma plataforma que permite a monitorização de consumos e a gestão de energia, integrando todos os dados de consumo energético num interface simples, intuitivo e acessível a partir de qualquer ponto. Este fornece e analisa dados de consumo de energia em tempo real, permitindo que o utilizador tenha a informação relevante para os seus processos de tomada de decisão.

Disponibiliza várias ferramentas como o controlo remoto de equipamento, a definição de alarmes para os consumos excessivos, a identificação das tarifas mais vantajosas e a determinação do potencial de produção da própria energia.

Através desta solução é possível obter uma otimização de recursos e redução de custos, uma vez que fornece informação atualizada sobre o consumo dos equipamentos, permitindo através da monitorização, atuar de forma a garantir o máximo de desempenho e sobre qual a melhor decisão a tomar.