VPS promove papel ativo dos utilizadores de energia na descarbonização da economia através da transformação digital

VPS promove papel ativo dos utilizadores de energia na descarbonização da economia através da transformação digital

Categoria Advisor, Empresas

Na sequência da reformulação estratégica da sua atividade, centrada na criação de plataformas digitais avançadas que simplificam a participação dos consumidores de energia numa nova realidade do setor energético, a Virtual Power Solutions (VPS) reforçou a aposta na inovação das soluções tecnológicas (Kiplo, Cloogy, Kisense) para apoiarem ativamente consumidores, produtores e utilities nos seus esforços de aumento de eficiência no consumo e aumento da integração de energias renováveis, indo ao encontro das metas europeias recentemente definidas.

Com presença na Península Ibérica, Brasil e Reino Unido, através das suas soluções tecnológicas escaláveis do utilizador final às maiores empresas, a empresa tem cerca de 225.000 dispositivos a comunicar em tempo real dados de mais de 2 700 locais com sistemas VPS, gerindo anualmente mais de 1TWh de energia. Fruto do sucesso desta reformulação estratégica, a empresa registou em 2019 um volume de negócios próximo dos três milhões de euros, demonstrando a recetividade dos clientes às soluções da empresa.

As soluções da empresa estão a ser já utilizadas para gerir comunidades de energia renovável na Europa e Brasil, simplificando a gestão da partilha de benefícios e melhorando o retorno do investimento em soluções de produção renovável ou de armazenamento distribuído. As suas soluções têm sido pioneiras, de que é exemplo a criação de Virtual Power Plants, as quais permitem tanto a agregação da produção de múltiplos parques energéticos de maior dimensão e sua participação no mercado grossista, como a agregação da flexibilidade energética para benefício da gestão das redes elétricas.

Cada solução permite uma fácil integração com controlo inteligente de diferentes sistemas de consumo ou produção, nomeadamente, integração de sistemas de climatização, iluminação, carregamento de veículos elétricos, aquecimento de águas, equipamentos industriais ou mesmo domésticos, bem como de produção de energia solar, eólica ou hídrica. As soluções da VPS ajudam quer o utilizador quer o produtor a gerir mais eficientemente os seus recursos energéticos, contribuindo ativamente para a descarbonização da economia com a redução da sua pegada de carbono e aumento da utilização de energias renováveis. O aumento de eficiência que advém dessa transformação digital reflete-se na afirmação da empresa no combate às alterações climáticas.

Luísa Matos, CEO da VPS elabora: “O setor da energia está a atravessar um período de profunda transformação, fruto dos novos desafios do setor – produção renovável, gestão de produção distribuída, incremento do consumo pela eletrificação, descarbonização. Por seu turno, os consumidores estão mais proativos e envolvidos e o número de consumidores produtores está a aumentar exponencialmente, fazendo com que os sistemas e redes energéticas sejam cada vez mais complexos de gerir. É nesta realidade complexa que as ferramentas da VPS desempenham um papel fundamental.”

A VPS tem parcerias com as grandes empresas de produção, distribuição, transmissão e comercialização de energia em Portugal, parcerias com os principais centros de investigação da área da energia na Europa e clientes de variadas indústrias onde se incluem os grandes grupos hoteleiros, aeroportos internacionais e os principais grupos bancários a atuar em Portugal. Com mais de 150 clientes de indústria, 800 filiais bancárias, mais de 70 hotéis, 10 aeroportos, 100 escolas e vários municípios com iluminação eficiente, os clientes da empresa têm, de forma consistente, alcançado poupanças desde 5% até mais de 20%.

A empresa tem recebido distinções relativas ao seu trabalho: na edição de 2019 do ranking Scaleup Portugal foi considerada a sétima empresa Scale Up em Portugal. Adicionalmente, a VPS participa com regularidade em projetos Pan-Europeus que têm o intuito de desenvolver tecnologia para redes elétricas inteligentes, edifícios inteligentes e casas inteligentes dos quais resultam novas funcionalidades para os seus clientes.

Como perspetivas para o ano de 2020 a VPS pretende aumentar a sua presença internacional, reforçando em 2020 o número de parceiros internacionais e o foco no desenvolvimento de negócio internacional.