#WaterOfTheFuture quer mobilizar 59 milhões de jovens para a importância da água

#WaterOfTheFuture quer mobilizar 59 milhões de jovens para a importância da água

A campanha pan-europeia #WaterOfTheFuture é lançada no próximo dia 22 de março, na Fábrica de Água de Alcântara, em Lisboa, pelas 17h00. No Dia Mundial da Água, o lançamento vai decorrer em simultâneo nos nove países parceiros. “É uma campanha pretende sensibilizar 59 milhões de jovens da Alemanha, Irlanda, Itália, Holanda, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha e Cabo Verde a terem um papel ativo e a mobilizarem a sociedade e os decisores políticos no combate à escassez de água”, pode ler-se num comunicado divulgado à imprensa.

No painel de apresentação será exibido o spot da campanha, a divulgar em canais de televisão dos países parceiros e nas redes sociais em associação a um conjunto de mensagens sobre os desafios e possíveis soluções relativas à água doce disponível. Uma conversa com duas influencers de sustentabilidade, Catarina Barreiros e Joana Guerra Tadeu, abordará o impacto da pegada hídrica – visível em muitas das ações diárias, mas também oculta, por exemplo, em muitos produtos consumidos – e refletirá sobre a forma como esta campanha e outras iniciativas poderão motivar uma mudança de comportamentos.

Tendo em conta os recorrentes episódios de seca em Portugal que fazem suspender a produção hidroelétrica ou aparecer aldeias submersas – com as autoridades a apelarem ao consumo responsável de água–, os desafios globais são cada vez mais locais. O impacto das alterações climáticas deixa de ser algo improvável, conotado com lugares distantes e desérticos, para se tornar algo comum e próximo.

No ano europeu da juventude, esta campanha representa uma “oportunidade para reforçar o importante papel que os jovens podem ter no combate às causas e efeitos das alterações climáticas. Uma realidade que está a afetar de forma drástica o Planeta e as Pessoas, nomeadamente quanto à água disponível para consumo, da qual o futuro depende”, refere a mesma nota.