Zero Cups recorrem à tecnologia para transformar o futuro do retalho alimentar

A The Loop Co. juntou-se à Loja do Zero e apresenta os “Zero Cups – Smart Bulk System”, um conceito de embalagens inteligentes que “vivem” dentro de um sistema digital e robotizado, permitindo escalar operações de venda a granel.

Segundo a startup, estes recipientes têm a capacidade de “armazenar toda a informação sobre o produto”, desde a “data de validade à sua origem e ainda a quantidade de vezes que o Zero Cup foi reutilizado”, e querem “transformar o futuro do retalho alimentar”.

Os Zero Cups vão estar, pela primeira vez, em ação na Cidade do Zero, um evento dedicado à sustentabilidade, com palestras, workshops, mercado de trocas e a presença de várias marcas que partilham da preocupação pelo futuro ambiental. Entre 8, 9 e 10 de julho, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, o evento vai contar com uma demonstração piloto dos Zero Cups, dando a conhecer toda a tecnologia e robótica por detrás da ideia, onde será possível experimentar em ambiente real os três módulos da solução:

  • Estação 1: Módulo de e-commerce de granel e despensa digital (onde o cliente, aproximando o telefone, pode ver todas as informações do produto);
  • Estação 2: Operação automatizada – Dispensadores robotizados que leem o Cup e o enchem automaticamente com a quantidade exata;
  • Estação 3: Estação de entrega dos Cups IoT, que lê os Cups automaticamente e entrega os créditos ao cliente.

“Já estamos a ouvir que o plástico de uso único é um problema há muito tempo e sempre acreditámos que a tecnologia podia fazer a diferença. Os Zero Cups provam isso mesmo, pois com tecnologia conseguimos criar um ecossistema de embalagens totalmente circular que resolve o problema das operações a granel, tanto do lado dos consumidores como dos retalhistas. Estamos entusiasmados por poder contribuir para a mudança necessária no futuro do granel e acreditamos que esta iniciativa fará a diferença”, declara Ricardo Morgado, Co-fundador da The Loop Co., citado num comunicado.

Com este sistema, a startup tem o objetivo de implementá-lo em “retalhistas e marcas” que pretendam ter operações de granel. “O processo pode decorrer presencialmente em lojas físicas ou ser integrado num sistema de e-commerce pré-existente de cada retalhista”, explica a The Loop Co.

Após o consumo do produto, a embalagem pode ser entregue, onde será transportada para um armazém e passar por um processo de limpeza e tratamento para que possa depois ser reutilizada. Ao consumidor, é entregue um novo Zero Cup, que já finalizou esse processo de tratamento. Bastando ler o código desse Cup, o cliente tem acesso à sua despensa digital onde tem todas as informações sobre o Cup, o produto e o acesso a indicadores de impacte ambiental.

Esta iniciativa junta-se a uma série de outras levadas a cabo ela The Loop Co., que, no início deste ano, lançou uma aplicação que permite aos portugueses reciclar embalagens de plástico e receber pontos que podem ser depois trocados por prémios como iPhones, Macbooks e Bilhetes Ticketline para espetáculos culturais.

Para além da circularidade de embalagens, a The Loop Co. está desde a sua criação, em 2018, a criar projetos no âmbito da economia circular. Recorrendo a tecnologia para ajudar o meio ambiente, a Book in Loop e BabyLoop, material escolar e artigos de puericultura, respetivamente, são exemplos destas iniciativas.