ZERO dedica “Meia Hora de Bom Ambiente” ao Tratado da Carta da Energia

ZERO dedica “Meia Hora de Bom Ambiente” ao Tratado da Carta da Energia

Categoria Advisor, Agenda

A ZERO (Associação Sistema Terrestre Sustentável) promove na próxima quinta-feira, dia 18 de fevereiro, mais uma sessão de “Meia Hora de Bom Ambiente”. A sessão vai centrar-se no “TCE: O tratado que atenta contra uma lei de bases do Clima”.

O Tratado da Carta da Energia (TCE) é um acordo de cooperação no domínio da energia, que cobre todos os aspetos das atividades comerciais relacionadas com o setor energético, incluindo comércio, transporte, investimentos e eficiência energética, com cerca de 50 países signatários, entre eles a maioria dos Estados-Membros da União Europeia (UE).

No âmbito da proteção oferecida aos investimentos o TCE é “incompatível” com o Acordo de Paris, porque “permite mais emissões” do que as que a UE poderá emitir para cumprir o seu objetivo de limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC, lê-se na nota da ZERO.

“Até quando os interesses económicos irão sobrepor-se à sustentabilidade? Ou quais os caminhos que a UE poderá seguir para evitar que acordos como o TCE, impeçam o nosso futuro comum?” são algumas das questões que estarão em cima da mesa.

A sessão, decorrerá entre as 21h30 e contará com a presença de:

  • Ana Moreno e João vasco Gama, Plataforma TROCA
  • Moderador, Susana Fonseca, ZERO.

A sessão pode ser acompanhada de forma gratuita na página do facebook da ZERO.