ZERO lança ferramenta participativa no âmbito do projeto Take It

ZERO lança ferramenta participativa no âmbito do projeto Take It

Recentemente, a associação ZERO lançou o projeto Take It, com o apoio do Fundo Ambiental, que visa apoiar os restaurantes na sensibilização dos seus clientes para o direito que têm de levar os seus próprios recipientes quando vão buscar comida.

Nesta segunda fase deste projeto, a associação lança uma ferramenta participativa que vai permitir a cada cidadão solicitar aos seus restaurantes favoritos, que também eles disponibilizem recipientes reutilizáveis aos seus clientes.

Desde julho deste ano que os cidadãos passaram a ter o direito a levar os seus recipientes ou embalagens quando vão a um serviço de take-away ou pronto a comer. “É importante termos presente que, em Portugal, as embalagens representam cerca de 26% do total de resíduos urbanos produzidos anualmente, o que equivale a cerca de 130kg por pessoa. Dado que grande parte acaba em aterro ou a ser incinerada, é fundamental prevenir a sua produção”, refere a associação, num comunicado.

Com financiamento do Fundo Ambiental, o projeto Take It tem estado a distribuir material de comunicação pelos restaurantes para os apoiar na tarefa de sensibilização dos seus clientes para que adiram a esta nova prática.

De acordo com a ZERO, ainda que cada um levar o seu recipiente seja uma “excelente forma de promover a reutilização e reduzir a produção de resíduos”, o facto é que também é importante que a “oferta de recipientes reutilizáveis por parte dos restaurantes comece a ser uma opção”, até porque, “não sendo ainda um prática corrente, muitas pessoas ainda não a integram com regularidade no seu dia-a-dia”. Por isso é tão importante que “a oferta por parte dos restaurantes também comece a surgir”, permitindo” alargar esta prática de reutilização a um grupo muito mais alargado de pessoas”, explica

Através da ferramenta de participação, os cidadãos poderão divulgar o projeto Take It junto dos seus restaurantes favoritos e apelar a diferentes práticas de reutilização, entre elas a disponibilização de recipientes reutilizáveis para transporte das refeições.

A ferramenta que já está disponível, permite o envio de um convite automático de adesão ao Take It por parte dos cidadãos aos seus restaurantes preferidos. Através do preenchimento de um simples formulário online, cada cidadão poderá mobilizar os restaurantes que desejar, explica a associação.