Zoo Santo Inácio celebra 20.º aniversário e presenteia 20 visitantes

Zoo Santo Inácio celebra 20.º aniversário e presenteia 20 visitantes

O Zoo Santo Inácio, o maior e mais verde parque zoológico do Norte do País, assinala o seu 20.º aniversário hoje, 1 de junho, e celebra-o com o sorteio de 20 entradas,  através de um passatempo que está a decorrer na página do Instagram da organização. Os vencedores, sorteados aleatoriamente, serão anunciados a 7 de junho e vão poder conhecer os mais de 600 animais, de 200 espécies, de cinco continentes que habitam no zoo.

Para a celebração deste aniversário estava previsto um programa festivo que incluía uma exposição sobre a história do parque e dos seus animais, e inúmeras atividades para os mais pequenos, uma vez que, na mesma data, se assinala também o Dia da Criança. A programação foi adiada para 2021, no seguimento nas medidas de prevenção e contenção da Covid-19.

“2020 tem sido um ano muito peculiar. Celebramos 20 anos a cumprir uma grande missão de conversação da natureza e das espécies ameaçadas e, pela primeira vez ao longo de duas décadas, mantivemos-nos de portas fechadas durante dois meses. Agora queremos celebrar juntando os dois motivos que nos mantêm com a mesma força e paixão desde o início: os amantes da natureza e os nossos animais!”, salienta Teresa Guedes, diretora do Zoo Santo Inácio.

O Zoo Santo Inácio nasceu da paixão pela natureza de Roberto Guedes e dos seus irmãos, detentores da empresa vitivinícola Quinta da Aveleda. O objetivo foi claro: aproximar a comunidade da vida animal, sensibilizando para a crescente importância da conservação e preservação das espécies e da natureza de todo o planeta.

Desde a abertura, já recebeu mais de 2 milhões de visitantes, tendo, em 2019, atingindo o seu recorde com mais de 170 mil curiosos, provenientes principalmente do Porto (60%), de Espanha (11%), de Aveiro (7%) e, também, de Braga (7%).

Recorde-se que o Zoo Santo Inácio reabriu ao público a 07 de maio, após dois meses encerrado no contexto do decretado Estado de Emergência, e lançou uma campanha solidária de apadrinhamento de espécies, para fazer face à quebra acentuada de receitas registada durante o período de enceramento. Para apadrinhar um animal individualmente, ou em nome de uma empresa, basta aceder ao site do Zoo e escolher qual a espécie que se pretende ajudar.