Zoo Santo Inácio reabre a visitantes esta terça-feira com horário prolongado

Zoo Santo Inácio reabre a visitantes esta terça-feira com horário prolongado

A reabertura do Zoo Santo Inácio ocorre já esta terça-feira, dia 6 de abril, com horário de visitas até às 19h00, lê-se numa nota de agenda. O espaço, que convida a momentos de natureza, de ar puro e de vida selvagem, obedece a “todas as normas estipuladas pela Direção Geral da Saúde (DGS)”, com a disponibilização de “postos de higienização ao longo dos mais de 15 hectares do parque”, refere a mesma nota.

As medidas restritivas decretadas pelo Governo, no âmbito do combate à pandemia da doença Covid-19, impuseram o “dever de encerramento obrigatório”, levando à suspensão das visitas ao zoológico desde o dia 15 de janeiro, o que representou uma “nova ausência de receitas”, adianta o parque zoológico num comunicado.

A alimentação, os cuidados veterinários, a manutenção dos habitats dos mais de 600 animais e espaço envolvente, e a gestão de toda a empresa traduzem-se em “despesas fixas mensais elevadas” e, por isso, o Zoo Santo Inácio relembra que, “quem quiser contribuir para a missão de conservação das espécies, poderá apadrinhar um animal e visitar o afilhado sempre que entender, adquirir um cheque prenda da visita ao parque – ZooGift, válido por quatro meses ou comprar um ZooCard, que permite usufruir de entradas ilimitadas durante o período de um ano”.

Já em 2020, o parque zoológico esteve encerrado mais de 50 dias, em consequência do início da situação pandémica, resultando numa “quebra anual de cerca de menos 22% dos visitantes recebidos no ano de 2019”. Em 2021, “a quebra já se situa nos 95% e 97%, em período homólogo, relativamente aos anos 2020 e 2019, respetivamente”, refere a nota divulgada pelo Zoo Santo Inácio.