A Fundação AIP volta a organizar a 12.ª edição do Portugal Smart Cities Summit (PSCS), que decorrerá de 12 a 14 de maio de 2026 na FIL – Parque das Nações, em Lisboa.
Reconhecido como o maior evento nacional dedicado a soluções para Cidades Inteligentes, e constituindo-se como ponto de encontro deste ecossistema, o certame reúne empresas e startups, municípios e administração pública, universidades e centros de investigação, e ainda redes colaborativas e especialistas convidados, para debater e apresentar as ideias e projetos que moldam o futuro urbano.
Assim, o PSCS será palco de reflexão estratégica, promovendo um marketplace estruturado em quatro áreas-cluster: LIVING – Qualidade de vida e bem-estar territorial; MOVE – Mobilidade e logística inteligentes; ECO – Sustentabilidade e ambiente; CONNECT – Tecnologia e inteligência urbana. O programa será desenvolvido em torno de três grandes eixos temáticos: Territórios Colaborativos, Territórios Circulares e Territórios Competitivos.
Além disso, irá realizar-se a 3.ª edição dos Prémios Portugal Smart Cities – António Almeida Henriques, que agora passa a incluir as Universidades, juntando-se estas a Municípios e Empresas na apresentação de candidaturas que distinguem projetos de referência para as Cidades do Futuro.
O PSCS 2026 traz ainda novidades como um terceiro auditório dedicado às tendências da indústria, o Innovation Playground para Startups, o B2G Hub e iniciativas como o Urban Shark Tank, formações e mentorias.
Destaque também para a conferência de abertura “Autarquias, Empresas e Cidadãos”, que junta mais de uma centena de autarcas e reforça o papel do evento como espaço de diálogo entre poder local, empresas e sociedade civil. Na sequência das eleições autárquicas de 2025, o evento será igualmente o local de excelência, para que os autarcas possam dar o seu contributo e a sua visão sobre as prioridades de desenvolvimento dos seus territórios.
As inscrições para expositores já estão abertas, com um desconto de 5% sobre o valor do espaço, para reservas feitas até 5 de dezembro.









































