Eficiência energética nos sistemas de água em debate em Oeiras

Eficiência energética nos sistemas de água em debate em Oeiras

Categoria Advisor, Agenda

Na próxima quinta-feira, 30 de junho, entre as 9H30 e as 12H30, realiza-se no Auditório ISQ (Instituto da Soldadura e Qualidade) do Tagus Park, em Oeiras, o workshop LIFE Smart Water Supply System – eficiência energética nos sistemas de água.

O projeto LIFE SWSS no âmbito do programa comunitário LIFE visa sistemas inteligentes que ajudem na redução dos custos operacionais, nomeadamente, da redução dos consumos energéticos, os quais representaram 2 a 3% do consumo de energia total de países desenvolvidos.

Este workshop tem por objetivo promover o debate em torno dos principais desafios da eficiência energética nos sistemas de abastecimento de água, no âmbito da apresentação do projeto LIFE SWSS.

O Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, fará a abertura da sessão, seguindo-se a intervenção do orador convidado, Dragan A. Savić, Professor Catedrático de Hydroinformatics da University of Exeter.

O projeto LIFE SWSS, promovido no âmbito do programa comunitário LIFE, assenta no desenvolvimento de sistemas inteligentes – Smart Systems – que permitam uma gestão mais eficiente dos consumos energéticos e hídricos associados ao transporte de água para consumo. Tem como principal objetivo a demonstração de uma plataforma de apoio à decisão e gestão operacional de sistemas de abastecimento, tendo em vista a diminuição do consumo de energia, emissões de gases com efeito de estufa e as perdas de água aparentes.

A coordenação do projeto está a cargo do ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade, tendo como parceiros o Instituto Superior Técnico, a empresa Hidromod e o Grupo Águas de Portugal, promovendo-se assim a integração do conhecimento e da inovação de entidades da comunidade científica, empresas e entidades gestoras.