Viaturas elétricas passam a integrar a frota da Águas do Norte

Viaturas elétricas passam a integrar a frota da Águas do Norte

A Águas do Norte adquiriu, recentemente, 20 viaturas 100% elétricas para a sua frota automóvel operacional, através de um projeto apoiado pelo Fundo Ambiental ao abrigo da Estratégia Nacional para a Mobilidade Elétrica. A iniciativa visa reduzir substancialmente emissões de gases com efeito de estufa, bem como o consumo de combustíveis, e inclui, ainda, a instalação de 26 postos de carregamento próprios na área de concessão da empresa.

A cerimónia de entrega das viaturas elétricas, que decorreu na passada quarta-feira, 3 de janeiro, foi presidida pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes. O evento contou com a presença do secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, do presidente do grupo Águas de Portugal (AdP), João Nuno Mendes e do presidente do Conselho de Administração da Águas do Norte, Eduardo Andrade Gomes, que recebeu simbolicamente as chaves das novas viaturas.

Esta é uma das medidas previstas no Plano de Eficiência de Energia Elétrica 2020 do grupo AdP, apresentado publicamente em maio passado, e um dos primeiros projetos apoiados pelo Fundo Ambiental ao abrigo da Estratégia Nacional para a Mobilidade Elétrica. As viaturas adquiridas irão substituir viaturas operacionais com mais de oito anos de idade média e com maior quilometragem.

Esta estratégia de introdução da mobilidade elétrica, no qual a Águas do Norte participa, prevê ainda medidas complementares com o projeto piloto de aplicação do modelo de certificação energética de frotas a veículos da sua frota de serviço, a formação de colaboradores em ecocondução e a georreferenciação da frota operacional.