Até ao final do mês, o serviço do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM) será gratuito. Esta nova solução de transporte irá agora ligar Serpins (Lousã) a Portagem (Coimbra), numa extensão de 36 quilómetros, com 27 estações ao longo do percurso.
Este novo sistema conta com um financiamento de 168 milhões de euros do Fundo de Coesão, num investimento total de cerca de 210 milhões de euros, através do POSEUR (PT2020) e do Sustentável 2030 (PT2030), Programa tutelado pelo Ministério do Ambiente e Energia. O SMM é um dos Projetos de Importância Estratégica apoiados por Fundos Europeus.
Desenvolvido pela Infraestruturas de Portugal e pela Metro-Mondego, o projeto incluiu a adaptação do antigo canal ferroviário para um sistema BRT (Bus Rapid Transit), a requalificação do espaço público urbano de Coimbra e a aquisição de 35 autocarros elétricos, que irão operar de forma integrada com outros modos de transporte urbano.
Estima-se que o sistema transporte cerca de 13 milhões de passageiros por ano, abrangendo os concelhos de Lousã, Miranda do Corvo e Coimbra.









































