Os trabalhos de construção das redes de abastecimento e saneamento na Coutada Velha, freguesia de Benavente, vão avançar na próxima semana. Os trabalhos, numa extensão de 12 quilómetros de redes, têm um prazo de execução de 18 meses.
O valor do contrato da Águas do Ribatejo é de cerca de dois milhões de euros e a intervenção tem financiamento do Alentejo 2030/Portugal 2030/UE.
A nova rede de saneamento irá ter 8,7 quilómetros de extensão na bacia de drenagem da Estação Elevatória de Águas Residuais Estrada da Minhola/Estrada dos Cachimbos. A nova rede abrange a maioria dos alojamentos da Coutada Velha, confluindo numa nova estação elevatória que fará a ligação ao sistema de tratamento de Vale Tripeiro.
A empreitada prevê também a substituição de condutas de abastecimento nos arruamentos abrangidos pela intervenção da rede de saneamento. Serão colocadas novas condutas, numa extensão de 3,5 quilómetros, e 70 novos ramais.
Com esta intervenção, a Águas do Ribatejo prevê uma redução das perdas de água devido a roturas e avarias recorrentes numa rede de primeira geração que apresenta debilidades decorrentes da sua antiguidade.
A realização da substituição de condutas de abastecimento de água em simultâneo e integrada na mesma empreitada permite gerar economias de escala e uma redução dos impactos junto dos moradores e utilizadores das vias intervencionadas.
Esta empreitada vem juntar-se a várias outras atualmente em curso, nos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas, dando continuidade à estratégia de reforço da qualidade e sustentabilidade dos serviços prestados pela Águas do Ribatejo, traduzida num investimento acumulado ao longo dos anos superior a 165 milhões de euros.








































