Numa era em que a tecnologia avança a passos largos e os desafios ambientais se intensificam, surge uma aliança sem precedentes, que promete redefinir a gestão dos recursos hídricos globais. A Water Environment Federation (WEF), a Amazon.com, o The Water Center at the University of Pennsylvania (WCP) e a The Leading Utilities of the World (Leading Utilities) anunciaram a criação do Centro de Excelência Water-AI Nexus. Esta colaboração pretende assegurar infraestruturas de Inteligência Artificial (IA) sustentáveis no uso da água e alavancar o poder da IA na procura de soluções para a crise hídrica global.
Este centro dedicar-se-á garantir que a infraestrutura de IA utiliza a água da forma mais eficiente possível, com a otimização do consumo dentro das Regiões AWS e Zonas de Disponibilidade que albergam as cargas de trabalho de IA. Além disso, irá aproveitar as vastas capacidades da Inteligência Artificial (e Machine Learning), em plataformas como o Amazon SageMaker e outras, de análise de dados, para resolver desafios urgentes de escassez e gestão hídrica. O que inclui análises preditivas de procura, deteção de anomalias em redes e otimização de processos de tratamento.
Ralph Erik Exton, diretor executivo da WEF, sublinha a importância desta união: “as empresas de água em todo o mundo, enquanto servem comunidades que dependem de serviços de água fiáveis e acessíveis, enfrentam desafios sem precedentes devido às alterações climáticas e a infraestruturas envelhecidas. O Water-AI Nexus vem acelerar a inovação e conectar profissionais da água com especialistas em IA para que desenvolvam soluções que beneficiem ambos os setores, e as comunidades. Esta plataforma colaborativa promove o desenvolvimento de soluções nativas na cloud e a otimização da gestão da água com recurso a dados”.
Uma das principais iniciativas do Centro de Excelência Water-AI Nexus é a criação de diretrizes e padrões para o uso responsável da água no setor de IA. O objetivo é promover as melhores práticas na indústria e estabelecer critérios de conformidade para a eficiência hídrica em centros de dados.
Nesse sentido, foi lançado o guia de boas práticas “Princípios para o Uso Sustentável da Água por Data Centers”, um roteiro essencial para operadores de data centers minimizarem os seus impactos hídricos, mas continuarem a maximizar o avanço tecnológico.
Beau Schilz, diretor da água na Amazon Web Services (AWS), reforça o compromisso: “acreditamos que a inovação responsável significa tanto abordar a nossa pegada hídrica quanto usar a tecnologia para resolver desafios hídricos globais. Na Amazon, esforçamo-nos por reduzir o consumo de água nas nossas operações, que incluem locais logísticos, como os centros de distribuição, bem como os nossos escritórios corporativos e supermercados. Estamos também comprometidos em devolver às comunidades, até 2030, mais água do que aquela que utilizamos nos nossos centros de dados — ser líder fundador do Center of Excellence vai ajudar não só a Amazon a alcançar os seus objetivos, mas também outros, já que o nosso propósito é transformar coletivamente a gestão da água a nível mundial. O Centro de Excelência Water-AI Nexus reúne expertise nos setores da água, académico e de serviços públicos para garantir que o crescimento da IA beneficie os nossos recursos hídricos e reduza o stress sobre eles. Ao maximizar a eficiência, eliminar o uso desnecessário de água e investir em soluções adaptadas à comunidade, podemos garantir coletivamente que o avanço tecnológico e a gestão ambiental avançarão — e devem avançar — juntos. Esta iniciativa impulsionará a adoção de práticas de computação na cloud sustentáveis e capacitará as organizações a construir infraestrutura hídrica resiliente”.
Por sua vez, Howard Neukrug, diretor executivo do The Water Center at Penn, expressa o orgulho académico nesta parceria: “o Water Center da Universidade da Pensilvânia tem orgulho de trazer expertise académica para esta colaboração de grande importância. Ao conectar investigação, prática da indústria e desenvolvimento de políticas, podemos acelerar inovações que abordam a escassez de água, mas permitem o avanço tecnológico responsável. O nosso trabalho contribuirá para o desenvolvimento de modelos de dados e frameworks analíticos para a gestão de recursos hídricos”.
Já Christopher Gasson, editor da Global Water Intelligence e fundador da Leading Utilities, acrescenta: “a interseção da gestão da água e da inteligência artificial é um ponto de viragem para o setor e é, ao mesmo tempo, um enorme desafio e uma oportunidade sem precedentes. O Water-AI Nexus será uma plataforma vital onde as empresas da água podem colaborar diretamente com inovadores de tecnologia para garantir que a sustentabilidade da água não seja comprometida pelo crescimento digital. Isso facilitará a criação de soluções escaláveis e seguras na cloud para as empresas da água”.
Inovação hídrica na Península Ibérica
Na Península Ibérica, o compromisso da Amazon com a inovação na gestão hídrica e energética já é visível. Em março deste ano foram anunciados três novos projetos hídricos na região de Aragão, sede da Região AWS Europa. Com um investimento total de 17,2 milhões de euros, estas iniciativas visam proteger 700.000 residentes de Saragoça contra inundações, modernizar infraestruturas críticas e otimizar o uso da água na agricultura através da Inteligência Artificial (IA).
Os projetos incluem sistemas de alerta precoce baseado na cloud e IA para prevenção de inundações, programas de apoio agricultores locais na implementação de IA para maximizar a produtividade e reduzir a pegada hídrica, e melhorias nas infraestruturas de abastecimento de água em Huesca.
Outro exemplo claro de inovação e tecnologia aplicada na gestão da água é o da SPHERAG. Esta empresa espanhola utiliza soluções de IA, machine learning e IoT da AWS para melhorar a eficiência hídrica no setor agrícola, demonstrando como a tecnologia pode transformar a gestão deste precioso recurso e contribuir para o compromisso global da Amazon de devolver mais água às comunidades e ao ambiente do que utiliza nas suas operações até 2030.









































