Apadrinha Uma Oliveira é uma organização nascida em Abrantes que tem como principal objetivo recuperar o património natural local, com o apoio de diversos padrinhos, particulares e empresariais. Só na região de Abrantes, existem 2.000 hectares de olival abandonado, o equivalente a cerca de 2.800 campos de futebol. Na Apadrinha Uma Oliveira, os olivais abandonados são recuperados, por forma a garantir a continuidade da biodiversidade que sempre fez parte da nossa paisagem e património natural.
Assim, a organização desafia indivíduos, famílias e até empresas a apadrinhar uma oliveira. Como? Através do site apadrinhaumaoliveira.org, basta selecionar a oliveira que quer apadrinhar. Depois de selecionar a oliveira, esta poderá ser batizada e visitada sempre e quando os padrinhos quiserem.
No ano seguinte, os padrinhos recebem, como agradecimento, até dois litros de azeite virgem extra. O apadrinhamento é garantido após um donativo anual de 35€ ou 60€.
Através destas contribuições anuais, a organização forma uma equipa de agricultores, consegue fixar a população na zona e promove práticas de bom aproveitamento e conservação dos recursos naturais nos olivais.
Apadrinha Uma Oliveira tem, por isso, na sua missão, a recuperação de 10.000 oliveiras, a contribuição para a criação de postos de trabalho e a prevenção de incêndios na sua área de atuação, através de conjunto de estratégias e instrumentos que permitem a conservação e a boa utilização dos valores e recursos naturais, culturais e paisagísticos.
Até ao momento já foram recuperadas quatro mil oliveiras com o apoio de mais de 160 padrinhos.








































