APDA: Prazo para as inscrições na 2.ª edição do JOPA termina a 15 de agosto

APDA: Prazo para as inscrições na 2.ª edição do JOPA termina a 15 de agosto

Categoria Advisor, Agenda, Formação

O novo prazo para as inscrições na 2.ª edição do Programa de Mentoria do Núcleo de Jovens Profissionais da Água (JOPA) da APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas termina no próximo dia 15 de agosto.

A iniciativa constitui-se como um “instrumento de desenvolvimento profissional” e visa “desafiar os profissionais do setor da água com mais experiência a contribuírem para a progressão e desenvolvimento dos profissionais que estão no setor há menos tempo”, em que os primeiros assumem o papel de Mentores e os segundos o de Mentorados, explica a ADPA, numa nota.

O programa tem uma duração aproximada de nove meses e a participação é voluntária e não remunerada, dependendo apenas dos respetivos intervenientes, para os quais se ambiciona uma evolução a nível profissional e pessoal.

  • Principais responsabilidades do Mentorado:
    • Preparar o plano de mentoria e partilhar com o Mentor (ex. tópico de debate de cada sessão, questões principais a abordar, local da sessão, duração, entre outros aspetos que se considerem importantes para as sessões);
    • Demonstrar respeito, gratidão e reconhecimento pelo esforço do Mentor.

 

  • Principais responsabilidades do Mentor:
    • Aconselhar e apoiar o Mentorado na tomada de decisões associadas ao seu percurso profissional e/ou académico;
    • Comprometer-se no acompanhamento do Mentorado;
    • Procurar esclarecer o Mentorado;
    • Revisão do plano de mentoria sugerido pelo Mentorado e comprometimento com o plano acordado.

A inscrição é aberta a todos os membros da APDA, profissionais do setor da água ou estudantes com formação relevante para o setor.

Após efetuadas as inscrições, a comissão organizadora do Programa de Mentoria efetuará uma correspondência das duplas Mentor/Mentorado com base nas características das candidaturas apresentadas e temas escolhidos.

No entanto, os Mentorados poderão também sugerir Mentores que cumpram com os critérios de elegibilidade definidos e que estejam disponíveis para participar neste Programa de Mentoria.

As inscrições para os Mentoradas aqui.

As inscrições para os Mentores aqui.