Aprovado Plano Municipal de Defesa da Floresta de Arcos de Valdevez

Aprovado Plano Municipal de Defesa da Floresta de Arcos de Valdevez

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou o plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), avança esta sexta-feira o Vida Económica.

O PMDFCI tem um período de vigência de 5 anos contados a partir da data de aprovação, trata-se um instrumento de planeamento, programação, organização e execução de um conjunto de ações de prevenção, que visa diminuir o impacto causado pelos incêndios florestais, procurando defender a vida das pessoas, os seus bens e a floresta.

O presente Plano visa diminuir o número de ocorrências de incêndios florestais e consequente área ardida, através da execução de diversas ações, preconizadas num programa de ação concertado entre todos os agentes envolvidos. Entre as ações propostas estão as faixas de Gestão de Combustíveis de aglomerados Populacionais, da Rede Viária Municipal e nacional, das Linhas de Transporte e Distribuição de Energia, dos Parques empresariais e Parque Campismo, também contam ações de beneficiação da rede viária florestal e da manutenção/ construção de pontos de água.

O Plano de Fogo Controlado constituirá a principal ferramenta de apoio à execução do Plano de Ação em referência. Aposta na prevenção e procura analisar e avaliar a situação dos recursos de prevenção e combate aos incêndios florestais, melhorar o conhecimento das causas dos incêndios e das suas motivações, reforçar e integrar recursos para dissuasão e fiscalização, melhorar a eficácia e a eficiência do ataque e da coordenação dos meios de combate a incêndios, envolver e responsabilizar as comunidades, educar e sensibilizar as populações.