Lisboa acaba de lançar o seu novo sistema municipal de copos reutilizáveis, o “CopoMais Lisboa” – um sistema que devolve ao utilizador o depósito pago na compra de uma bebida num dos bares aderentes.
O novo sistema inclui um conjunto de copos reutilizáveis dedicados CopoMais Lisboa – disponíveis em quatro tamanhos, máquinas automáticas de devolução – onde os consumidores podem obter o reembolso do depósito pago pelos copos, e uma operação abrangente de limpeza e logística para garantir que os copos podem ser utilizados vezes sem conta.

Com as primeiras cinco máquinas automáticas de devolução em funcionamento no Bairro Alto, e mais 17 locais a seguir no início de 2026, Lisboa torna-se uma das capitais pioneiras da Europa a implementar um sistema de reutilização à escala da cidade e com suporte digital.
O CopoMais Lisboa é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Lisboa, da Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Similares (AHRESP) e da TOMRA, com o apoio de fornecedores de tecnologia de pagamento. A iniciativa apoia diretamente as ambições de Portugal e da UE ao abrigo do Regulamento de Embalagens e Resíduos de Embalagens (PPWR), que exige reduções significativas nas embalagens de uso único e a expansão de sistemas de reutilização em toda a Europa.
“Temos orgulho em lançar o sistema de copos reutilizáveis de Lisboa, conforme prometido quando esta parceria foi anunciada em Janeiro. Em Lisboa, encontrámos um município que está preparado para assumir uma posição de vanguarda entre as capitais europeias na implementação de políticas que permitem sistemas verdadeiramente circulares, bem como um setor de hotelaria que está a dar um passo em frente para ajudar a tornar Lisboa melhor, mais limpa e mais circular”, afirmou Geir Sæther, Diretor da TOMRA Reuse.
Cada copo CopoMais tem um depósito reembolsável de 0,50€ e pode ser devolvido em qualquer máquina CopoMais. Os primeiros cinco locais estão agora operacionais no Bairro Alto, com pontos de devolução adicionais a serem instalados no Bairro Alto, Cais do Sodré, Bica e outros bairros centrais durante o primeiro trimestre de 2026.
Rui Quadrado, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da TOMRA Reuse, enfatizou o impacto ambiental e operacional do sistema: “com o CopoMais, temos orgulho em apresentar – juntamente com os nossos parceiros – um sistema inovador e eficaz para gerir o uso de copos reutilizáveis à escala para os residentes e visitantes de Lisboa. Este sistema oferece incentivos atraentes tanto para as empresas como para os consumidores, e tem o potencial de proporcionar custos reduzidos e benefícios ambientais significativos”.
“Este projeto demonstra a disponibilidade do alojamento e da restauração de trabalhar lado a lado com a inovação tecnológica e com as autarquias,” afirmou Carlos Moura, presidente da AHRESP. “É muito relevante ver os bares e restaurantes de Lisboa na linha da frente, reduzindo custos para a comunidade e para o planeta, ao mesmo tempo que elevam a experiência do cliente”.
O sistema CopoMais aceita todos os principais cartões de débito e crédito, bem como smartphones e dispositivos com tecnologia NFC, e os copos já estão disponíveis para venda em bares e estabelecimentos em todo o distrito do Bairro Alto.








































