A BioSmart, empresa do Grupo NOV Ambiente e Energia, iniciou a receção de resíduos verdes provenientes da Inframoura. O contrato, enquadrado num procedimento público, prevê o tratamento de mais de 1.500 toneladas até 31 de dezembro de 2025, envolvendo trituração nas instalações da Inframoura e posterior transporte para a unidade da BioSmart em Messines.
A Inframoura, sita em Vilamoura, tem como missão prestar um serviço na gestão, conservação e manutenção de espaços públicos, garantindo elevados padrões ambientais e de qualidade de vida em Vilamoura e Vila Sol. Recentemente, perante os impactos da “Depressão Cláudia”, a entidade atuou de forma rápida e eficaz: em articulação com as autoridades locais, as suas equipas estiveram nos locais mais afetados, assegurando a desobstrução das vias e o apoio necessário à normalização das condições.
No âmbito desta parceria com a BioSmart, depois da trituração dos resíduos, segue-se o transporte para as instalações em Messines, que é assegurado pela Treciver, também do Grupo NOV.
Os materiais recolhidos são incorporados no processo de compostagem na unidade da BioSmart. Este método transforma a matéria orgânica num composto que melhora a fertilidade dos solos e permite valorizar resíduos gerados pela manutenção dos espaços públicos.









































