Brambles passa a utilizar apenas madeira com certificação 100% sustentável

Brambles passa a utilizar apenas madeira com certificação 100% sustentável

Categoria Advisor, Empresas

A Brambles atingiu o seu objetivo para 2020 ao utilizar única e exclusivamente madeira com certificação 100% sustentável. De acordo com a empresa, esta é mais uma das metas alcançadas que lhe permite ser uma “referência” no que diz respeito às práticas de sustentabilidade nos negócios.

Em conformidade com o compromisso de desflorestação zero, a Brambles atingiu a 100% o seu objetivo de utilizar madeira de florestas geridas de forma sustentável a nível global. “Estas florestas têm de ser certificadas pelo Conselho de Gestão Florestal (FSC®) ou pelo Programa para o Reconhecimento de Sistemas de Certificação Florestal (PEFC™)”, diz a empresa em comunicado, referindo que as duas organizações sem fins lucrativos “certificam apenas operações florestais que seguem as melhores práticas internacionais relativas à plantação de novas árvores para substituir as árvores cortadas e ao impacto positivo que têm nas comunidades envolventes e na vida selvagem local”.

Este feito foi incluído nos Objetivos de Sustentabilidade para 2020 da Brambles, definidos em 2015. Os objetivos baseiam-se no programa “Uma empresa melhor, um planeta melhor, comunidades melhores” e foram desenvolvidos para estarem em conformidade com os principais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Segundo Fernando Martinez, vice-presidente, Global Procurement da Brambles, o impacto deste marco tem repercussões a vários níveis: “Ao atingir este objetivo global, não só garantimos que estamos a cuidar dos escassos recursos naturais do planeta e a eliminar a desflorestação na nossa cadeia de abastecimento, como estamos também a tornar as cadeias de abastecimento e os nossos clientes a nível global mais eficientes e competitivos graças a um programa centrado na sustentabilidade”. Para Fernando Martinez, esta mudança tem sido gradual, sendo que quando começaram este projeto “tínhamos fornecedores que utilizavam a sua própria tecnologia e processos de diferentes formas. O processo de certificação basicamente simplificou toda a cadeia de abastecimento. Esmagámos o lema “a sustentabilidade tem um custo”. Espero que isto crie um precedente que possa ser seguido por outras empresas”.

Para contribuir para um planeta melhor, a Brambles analisou com especial atenção o impacto ambiental das suas próprias operações. Embora o modelo “partilhar e reutilizar”  para as paletes de madeira poupe cerca de 1,7 milhões de árvores por ano, a empresa quis ir mais longe: “A decisão foi tomada para lidar com a política de aprovisionamento de materiais para as novas paletes e para a madeira utilizada em reparações de que necessitava por ano”, refere o mesmo comunicado.

Segundo Fernando Martinez, “podemos ter orgulho neste feito, mas ainda podemos fazer mais. O nosso foco enquanto empresa é ir para além da eliminação da desflorestação no que diz respeito ao fornecimento de materiais. Enquanto líderes em sustentabilidade, queremos ter um impacto positivo líquido no planeta, começar a contribuir para a reflorestação e construir cadeias de abastecimento regenerativas que façam a massa florestal do planeta crescer”.