A 2.ª edição do projeto “Sempre a Reciclar na Tua Escola” terá início já em outubro e decorrerá ao longo de todo o ano letivo, em 50 escolas abrangidas pela Braval. Na 1.ª edição, que decorreu no ano letivo 2024/2025, em 10 escolas, envolvendo 2.138 alunos, foram recolhidas quase duas toneladas de embalagens. O entusiasmo da comunidade escolar, aliada aos bons resultados alcançados, levou a Tetra Pak, em parceria com a Braval, a alargar o projeto a mais 40 escolas no presente ano.
O projeto pretende sensibilizar alunos, professores e auxiliares para a reciclagem dos pacotes de leite e sumos no ecoponto amarelo. As 50 escolas participantes, todas do 1.º Ciclo, estão localizadas nos seis municípios onde a Braval atua (Braga, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Amares, Vila Verde e Terras de Bouro). O consumo de embalagens de leite e sumo é muito elevado neste grau de ensino, pelo que a sensibilização para a sua reciclagem ganha uma importância acrescida.
Ingrid Falcão, Sustainability Manager da Tetra Pak Iberia, afirma que “o projeto-piloto, que decorreu no ano letivo passado, permitiu o envio, para reciclagem, de uma importante quantidade de embalagens. Este projeto demonstrou que, com as condições certas, é possível aumentar as quantidades recolhidas, ao mesmo tempo que promove a sensibilização para a reciclagem, de uma forma mais abrangente, não apenas junto dos alunos, professores e auxiliares, mas das famílias. Registámos muitos casos em que as crianças traziam embalagens de casa para colocar no contentor da escola”.
Pedro Machado, Diretor Geral Executivo da Braval, nota ainda que “acreditamos que todos temos a ganhar com projetos desta natureza. As escolas são um local privilegiado para a sensibilização, uma vez que á aí que se formam os futuros cidadãos, para além de as crianças serem fortes influenciadores do comportamento dos pais nestas matérias. A parceria com a Tetra Pak é, para nós, um privilégio e a Braval estará sempre disponível para colaborar em iniciativas como esta”.
Todas as escolas irão receber contentores próprios para a colocação das embalagens, bem como materiais de comunicação para que a comunidade escolar possa ser informada sobre o projeto, aumentando a participação. Serão distribuídos cartazes para afixação nas escolas e será enviado um folheto digital para partilhar com os encarregados de educação. Para além disso, em cada uma das escolas, haverá uma ação de sensibilização, para alunos, professores e auxiliares, onde a temática da reciclagem será abordada.
Aos professores e responsáveis do projeto caberá acompanhar e relembrar a participação de todos, encontrando a melhor forma para que as embalagens possam chegar ao destino final: o ecoponto amarelo.







































