CEiiA motiva novas gerações para as matérias da sustentabilidade

CEiiA motiva novas gerações para as matérias da sustentabilidade

O Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA) pretende criar a partir de Portugal uma nova geração de líderes que valorizem o conhecimento e a tecnologia em prol da qualidade de vida e sustentabilidade do planeta, em parceria com a Ciência Viva.

O lançamento do programa o “Sustainable Living Innovators” (SLI) decorreu durante a manhã desta segunda-feira e contou com a presença dos ministros João Pedro Matos Fernandes, do Ambiente e da Ação Climática, e Manuel Heitor, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no âmbito de uma visita ao CEiiA.

“Com este programa, queremos motivar as novas gerações para um trabalho de construção do futuro a partir da sustentabilidade. São os jovens de hoje que serão os utilizadores dos produtos e serviços que estamos a desenvolver no CEiiA. Ao trabalharmos com as novas gerações, temos a oportunidade de interagir para entender tendências e formas de estar com quem no futuro vai liderar as organizações e o nosso país em prol de um planeta sustentável”, afirma em comunicado Helena Silva, da Direção do CEiiA.

O CEiiA selecionou 24 jovens estudantes de várias partes do país, 12 de escolas para a young edition e 12 de universidades (edição graduate) para integrarem o programa e acompanhar o seu percurso nos próximos 5 anos.

Nos próximos 15 dias, estes 12 estudantes da young edition juntamente com 10 docentes e investigadores das universidades do Algarve, Minho e Técnico em Lisboa, e envolvendo vários líderes do CEiiA. vão desenvolver conhecimento sobre a sustentabilidade, bem como competências em metodologias de pesquisa, liderança e trabalho em equipa, que lhes permita caracterizar um problema e desenvolver um novo conceito associado a novo produto ou serviço na área da descarbonização das cidades e preservação dos oceanos.

A graduate edition é orientada para estudantes universitários, focado no desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais (como a liderança, trabalho em equipa e a  valorização do conhecimento), que lhes permita concretizar todas as fases do processo de desenvolvimento de um novo produto ou serviço pensado a partir da sustentabilidade (da ideia ao protótipo e à sua valorização no mercado) na área da saúde.