Com o objetivo de valorizar formas de deslocação mais ecológicas e práticas, o Colombo criou uma zona de estacionamento preferencialmente destinada a veículos partilhados por pessoas que se deslocam juntas até lá. A medida, que foi também implementada no NorteShopping, no Centro Vasco da Gama e no Via Catarina, pretende não só racionalizar o uso do parque, como oferecer uma experiência mais cómoda a quem trabalha nestes espaços.
No total, são 72 lugares, na Zona Vermelha do Piso -2, sinalizados como “Preferencialmente para viaturas partilhadas” designados a carros com mais do que um ocupante cujo destino é o centro comercial. A iniciativa contribui para reduzir o número de automóveis em circulação, diminuir a pegada ambiental, e otimizar a utilização do parque.
Além desta novidade, e ainda no âmbito da mobilidade sustentável, o Colombo dispõe de duas zonas de carregamento de veículos elétricos, num total de 24 postos, que funcionam 24 horas por dia, e disponibiliza o [MY PLACE] to park, um espaço dedicado ao estacionamento de bicicletas e trotinetes, incentivando o uso de transportes não poluentes.
O Centro tem vindo a assumir a sustentabilidade como uma prioridade, com resultados cada vez mais visíveis. Nos últimos 10 anos, as medidas implementadas permitiram uma redução de 44% no consumo de energia e impulsionaram o aumento da taxa de reciclagem dos resíduos gerados para 72%. O objetivo é continuar este caminho através da implementação de novas iniciativas que colocam a inovação ao serviço do ambiente.
Um reflexo recente disso é o “Reciclar o Food Court”, um projeto-piloto lançado este verão em parceria com a Sociedade Ponto Verde e a Veolia, que recorre à inteligência artificial para otimizar a gestão de resíduos.








































