Certificação de Serviços dos Ecossistemas: Um instrumento para a valorização dos territórios rurais

Certificação de Serviços dos Ecossistemas: Um instrumento para a valorização dos territórios rurais

Novas soluções para um velho paradigma? Pode a certificação das florestas, que produzem serviços que a sociedade beneficia, que têm um valor intrínseco*, e não existindo em Portugal um mercado ou políticas que os valorizem, ser uma solução de retorno financeiro e valorização de património ambiental?

Áreas certificadas no grupo de certificação 2b_Forest_group”. Arouca: Impactos positivos verificados sobre a biodiversidade, o carbono e o turismo (FSC®C135716): Membros M150, M152 e M158

A 2BForest assumiu, em 2021, o desafio de implementar uma solução de mercado que contribua para valorizar os serviços gerados pelos espaços agroflorestais, obtendo a primeira certificação de Serviços dos Ecossistemas FSC® (Mapa), inserida no seu grupo de certificação de florestas, de âmbito Nacional.

O projecto Es_Sponsor tem como principais objetivos:

  • Certificar os serviços ambientais e ecológicos que produzem as externalidades oferecidas pelos espaços florestais   à sociedade, como um reconhecimento positivo dos serviços prestados;
  • Garantir, numa lógica win-win; alternativas de mercado que permitam responder a condicionantes legais de ocupação do solo, nomeadamente, nas vertentes de conservação e paisagem;
  • Dar visibilidade e promover práticas que maximizem os serviços e benefícios prestados agora e no futuro.

No projecto ES_Sponsors (Figura 1), empresas e sociedade, podem apoiar área certificada, em Portugal, nomeadamente no âmbito de políticas internas de responsabilidade ambiental e social para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Apoiar áreas certificadas para os serviços do ecossistema da 2BForest significa apoiar os proprietários florestais na implementação de práticas de gestão florestal sustentável em áreas de conservação, assegurando a manutenção e a continuidade dos serviços prestados, nomeadamente no sequestro do carbono e promoção da biodiversidade. A gestão florestal sustentável praticada nas áreas com certificação dos serviços dos ecossistemas implicam ações como:

  • Figura 1 – Vantagens do Projecto ES_Sponsors para financiadores

    Controlo de vegetação para reduzir o risco de incêndio;

  • Controlo de espécies invasoras, para aumentar a biodiversidade;
  • Restauro com folhosas autóctones para a substituição de espécies exóticas; Aproveitamento da regeneração natural de folhosas autóctones com vista a potenciar o seu desenvolvimento.

O projecto ES_SPONSOR é uma solução que permite o envolvimento da Sociedade na proteção da floresta nacional, recorrendo à certificação FSC como mecanismo de transparência e credibilidade na monitorização dos valores e metodologias utilizados.

*Based on 2012 data, EU’s ecosystems generated an annual flow of selected seven ecosystem in high-value natural areas – at the value of € 172 billion. Forests delivered almost half of this supply. In 2019, the economic value provided by a wider set of ecosystem services in the EU amounted to € 234 billion. This value is comparable to the gross value added of agriculture and forestry combined.

** Apenas cerca de 3% dos terrenos florestais são detidos por entidades públicas, sendo o remanescente detido por comunidades locais e por proprietários privados (91%, cujo número ascende a várias centenas de milhar), sendo 4% geridos por empresas industriais.  https://www.icnf.pt/api/file/doc/1f924a3c0e4f7372

“Ecossystem Services powered by ForestSIM” ganhou um prémio internacional no âmbito do Fairshare Project (h2020fairshare.eu), e a Menção Honrosa, na Categoria Gestão e Economia da Floresta, do prémio Floresta e Sustentabilidade, da Celpa.

Este artigo foi publicado na edição 93 da Ambiente Magazine

Conteúdo patrocinado