COP26: “O mundo está ainda muito longe do objetivo de 1,5ºC”, declara vice-presidente da CE

COP26: “O mundo está ainda muito longe do objetivo de 1,5ºC”, declara vice-presidente da CE

O vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, alertou esta terça-feira que o mundo não está “nem sequer perto” dos objetivos da cimeira do clima de Glasgow, Reino Unido, segundo a Agência Lusa.

Apesar das “prometedoras declarações” dos países na cimeira do clima, COP26, o mundo ainda não está “nem sequer perto” do objetivo de evitar que as temperaturas subam além de 1,5ºC (graus celsius) no final do século, declarou o vice-presidente da Comissão Europeia no plenário de alto nível da COP26.

“Não estamos onde tínhamos de estar, nem sequer perto. Movemo-nos na direção certa, sim, mas o mundo está ainda muito longe do objetivo de 1,5ºC”, disse Frans Timmermans pela política climática da União Europeia, refere a Agência Lusa.

O vice-presidente da Comissão Europeia pediu decisões que coloquem a humanidade rumo ao objetivo comum e alertou que isso tem de ser rapidamente: “Financiar a adaptação é crítico. A COP26 não é lugar para desacordos e mentes estreitas, mas antes um lugar para se trabalhar junto e ter êxito em conjunto”.