A Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) irá realizar, no próximo dia 23 de setembro, pelas 14 horas, o seminário técnico “Energia Geotérmica: uma aposta no futuro”, que terá lugar no Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP.
A energia geotérmica representa uma das fontes renováveis com grande potencial de desenvolvimento no contexto da transição energética. Este seminário tem como objetivo fomentar a reflexão técnica e estratégica sobre o papel da geotermia no panorama energético nacional, promovendo a partilha de conhecimento entre entidades públicas, setor académico, empresas e profissionais da área.
Na sessão de abertura estará Rui Artur Calçado da FEUP, Paulo Carmona da DGEG, José Manuel Sousa da Ordem dos Engenheiros Técnicos (OET), Teresa Nogueira da Ordem dos Engenheiros, Avelino Oliveira da Ordem dos Arquitetos e Victor Leal da Associação das Termas de Portugal (ATP).
Segue-se um painel sobre a importância da energia geotérmica, onde participará Carla Lourenço (DGEG), João Barbosa (Associação das Termas de Portugal) e um projeto de aproveitamento geotérmico feito em Monção.
No segundo painel, será discutido o projeto geotérmico do Ombria Resort, com CLáudio Correia e Pedro Madureira da Synege, e o projeto da Nova IMS. Será ainda apresentada a Estratégia para a Geotermia, pela Carlota Duarte da DGEG.
O evento termina com uma mesa-redonda onde intervirá Paulo Moura da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), João Sousa da OET, Teresa Nogueira da OE e Marco Silva da OA.
A participação no evento é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através deste formulário.








































