O EcoPorto – Centro para a Circularidade da Cidade do Porto completa um ano de funcionamento com resultados expressivos e um programa comemorativo que reforça a importância da economia circular na cidade.
Desde a sua inauguração, a 24 de setembro de 2024, o EcoPorto reparou 2.571 bens. Destes, 1.093 foram já reintroduzidos na comunidade através de doações, beneficiando 18 instituições e diversos munícipes. Os bens mais entregues foram pequenos eletrodomésticos, em particular aspiradores, micro-ondas e ferros de engomar, cuja reparação permitiu evitar a emissão de 3,8 toneladas de CO2 equivalente.
Atualmente, já devidamente recuperados e reparados, existem mais de 70 bens disponíveis para doação, sendo a sua consulta possível através do site do projeto. Este é, aliás, um ponto preferencial de contacto para quem pretende não só ter acesso a bens, mas também para quem quer doar objetos que já não necessita e que podem ganhar uma segunda vida e ser úteis a muitas famílias.
Paralelamente, o projeto consolidou-se, ao longo do ano, como um polo de sensibilização comunitária, tendo dinamizado 22 atividades que envolveram 230 participantes, entre oficinas de reparação de mobiliário, computadores, workshops temáticos, bem como através da participação em diversos eventos da cidade ligados à sustentabilidade.









































