O El Corte Inglés alcançou um marco histórico na sua trajetória de sustentabilidade ao obter 99,11% na Auditoria de Certificação Resíduo Zero 2024, o melhor resultado de sempre da empresa e da organização. Este feito reforça o compromisso contínuo da empresa com a Economia Circular e a gestão responsável de resíduos, consolidando a sua posição como referência no setor da grande distribuição em Portugal.
“Este resultado é o reflexo do trabalho, dedicação e envolvimento das nossas equipas, que diariamente colocam em prática um modelo de economia-circular na gestão de resíduos, onde os resíduos são aproveitados em novos processos e desta forma valorizados”, afirma Vasco Pinto, responsável de Sustentabilidade do El Corte Inglés Portugal.
Em 2021, o El Corte Inglés foi a primeira empresa portuguesa de grande distribuição a apresentar a Certificação Resíduo Zero da AENOR (Associação Espanhola de Normalização e Certificação) nos Grandes Armazéns de Lisboa e Gaia-Porto, bem como nas plataformas logísticas de Alcochete e Olival.
No ano seguinte, em 2022, o projeto foi alargado aos supermercados Supercor, de Restelo, Beloura, Parque das Nações, Coimbra, Braga e Fluvial.
Esta certificação garante que mais de 90% dos resíduos gerados são valorizados, evitando o seu envio para aterro e promovendo práticas sustentáveis em toda a cadeia de operações. O conceito promove a Economia Circular, incentivando a redução, separação e reaproveitamento dos resíduos desde a origem, com o objetivo de minimizar o impacto ambiental e tornar os processos mais sustentáveis e eficientes.
Projetos de economia circular
O El Corte Inglés tem vindo a desenvolver projetos inovadores de economia circular, transformando resíduos em novos produtos com valor acrescentado. Um dos exemplos é a criação da “É uma cerveja”, uma bebida artesanal produzida a partir de pão excedente. Este é um projeto realizado em parceria com a 8.ª Colina e a Associação Crescer.
Outro projeto de destaque é o desenvolvimento de um gelado, “É um Sorvete”, feito pela Nanarella, com frutas fora dos padrões estéticos de venda. Esta iniciativa combate o desperdício alimentar, sensibiliza os consumidores para a importância de valorizar os alimentos em todas as suas formas e ainda contribui, igualmente, para a Associação Crescer.
No setor têxtil, em 2024, o El Corte Inglés lançou um projeto de recolha e reaproveitamento de roupa usada, que é posteriormente utilizada em processos de Upcycling e de reciclagem para produzir novos produtos. Este projeto resulta de parcerias estabelecidas com a To Be Green, enquanto gestora do processo, e a Universidade do Minho, na concretização de concursos de eco design dos alunos de último ano do Curso de Design e Marketing de Moda, que premeia o melhor trabalho apresentado a concurso.









































