ELECPOR debate “Armazenamento e Digitalização no Setor Elétrico”

ELECPOR debate “Armazenamento e Digitalização no Setor Elétrico”

Categoria Advisor, Agenda

O 12.º Encontro anual da ELECPOR (Associação Portuguesa das Empresas do Sector Eléctrico) tem como tema “Armazenamento e Digitalização no Setor Elétrico” e realiza-se no próximo dia 5 de novembro, pelas 9h30, no Altis Grand Hotel, em Lisboa. Este ano é também possível assistir ao evento em live streaming.

O mote do 12.º Encontro anual da ELECPOR segue a tendência da transição energética que vai transformar a economia europeia.

“Neste momento, os diferentes players do mercado elétrico apresentam o mesmo objetivo, o fornecimento de eletricidade renovável fiável e acessível. Temos assistido ao consumo crescente de eletricidade e, por isso, este regresso aos encontros anuais é essencial para compreender os novos meios de produção, enquanto agentes da transição energética”, sublinha Ana Paula Marques, presidente da ELECPOR.

No encontro deste ano, a ELECPOR vai contar com a presença de dois especialistas, com experiência nacional e internacional, como oradores principais: Kristian Ruby, Secretário Geral da EURELECTRIC, e João Peças Lopes, professor Catedrático da Universidade do Porto e diretor do INESC TEC.

A abertura do encontro, que terá duas partes, ficará a cargo de Ana Paula Marques, presidente da ELECPOR, seguida da intervenção de Kristian Ruby com o tema “Década elétrica – Desafios e Oportunidades”. A segunda intervenção será dirigida por João Peças Lopes com o tema “Armazenamento de energia na sustentabilidade, segurança de abastecimento, e robustez técnica de operação do sistema eléctrico em Portugal.”

A segunda parte será marcada por uma mesa redonda, moderada por Pedro Pinto, e, além dos dois oradores principais, contará com as contribuições de José Ferrari Careto, Presidente da E-Redes (antiga EDP Distribuição); Víctor Baptista, da REN – Redes Energéticas Nacionais; Jorge Esteves, Diretor da Direção de Infraestruturas e Redes da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos), e Rui Manuel Moura Leal, Head of Sales Smart Infrastructure da Siemens.

Para as conclusões e o encerramento do Encontro está prevista a intervenção do secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba.